Projeto de Educação Fiscal da Unoesc comemora o encerramento da 1ª edição em Campos Novos
No dia 2 de outubro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Campos Novos, o encerramento do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania, promovido pelo curso de Ciência Contábeis da Unoesc Joaçaba em parceria com a Delegacia da Receita Federal, Secretaria de Educação e escolas públicas do Município de Campos Novos. Conforme explica a coordenadora do […]
Publicado em 07/10/2019
Por Unoesc
No dia 2 de outubro ocorreu no auditório da Secretaria de Educação de Campos Novos, o encerramento do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania, promovido pelo curso de Ciência Contábeis da Unoesc Joaçaba em parceria com a Delegacia da Receita Federal, Secretaria de Educação e escolas públicas do Município de Campos Novos.
Conforme explica a coordenadora do curso, professora Ardinete Rover, em Campos Novos, essa foi a 1ªedição e a adesão foi absoluta pelas escolas. No início do ano foi realizado um curso de capacitação para os professores e os estudantes do 9º ano que fizeram uma visita ao depósito de mercadorias apreendidas. Outra atividade desenvolvida foi o concurso de redação e de oratória, em que professores e estudantes foram premiados com celulares e tablets. E, por fim, as provas de educação fiscal, em que coletaram mais de 614.300 notas fiscais, 1 tonelada e 454 quilos de tampinhas plásticas que serão revertidas em castração de animais pela ONG dos Animais e 209 garrafas pet de lacres de latinhas de alumínio que serão revertidas em cadeiras de rodas para entidades beneficentes de Campos Novos.
— O projeto superou as expectativas, pois envolveu não só as escolas, mas os familiares e a comunidade como um todo na mudança de atitude com relação a Educação Fiscal e a proteção do meio ambiente. Na verdade, o projeto está transformado as pessoas, rumo a um mundo melhor, mais humano, com atitudes éticas e valores em prol do outro. Valeu muito a participação de cada um — destacou a coordenadora.
Para a diretora da Escola Municipal de Educação Básica Santa Julia Biliart, que foi a vencedora do projeto, a importância do projeto da Educação Fiscal deu-se principalmente na conscientização da comunidade sobre o valor do tributo fiscal e nas questões ambientais.
— Gostaria apenas de agradecer a comunidade em geral por atender ao apelo das escolas, e mais especialmente aos alunos, professores e funcionários pela colaboração — reiterou a professora.
O aluno do 9º ano da ecola vencedora dessa edição, Guilherme Tramontin, também expressou a alegria e a importância do projeto para as escolas.
— Participar desse projeto foi muito importante para toda a comunidade escolar, pois os temas desenvolvidos conscientizaram sobre a educação fiscal e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, para nos tornarmos ainda mais agentes ambientais e cidadãos responsáveis na Educação Fiscal. Cada tarefa cumprida foi gratificante e emocionante para todos — explicou Guilherme.
Já a secretária municipal de educação e cultura Evanilda Corrêa agradeceu a cooperação dos envolvidos
— Esse projeto veio contribuir com a formação de todas as pessoas envolvidas. Grandiosa participação de nossas Unidades Escolares e toda a comunidade Camponovense. Agradecemos à Receita Federal, a Unoesc e mais uma vez nossas Unidades Escolares e colaboradores — agradeceu Evanilda.
Durante o evento de encerramento estiveram presentes o prefeito de Campos Novos, Alexandre Zancanaro e o vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, o Delegado Adjunto da Receita Federal Mauro Batista Neto, o Diretor da Unoesc Campos Novos, Diego Gadle, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover, e a secretária municipal de educação e cultura Evanilda Corrêa.