Projeto de Educação Fiscal e Cidadania da Unoesc premia escolas de Chapecó
No último dia 19 de novembro, aconteceu na Unoesc Chapecó a cerimônia de encerramento do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania. A escola Agropecuária Demétrio Baldissareli, foi premiada por arrecadar durante o projeto, mais de meia tonelada de tampinhas, 613.615 kg, 76 garrafas pet de 2 litros de lacres e 99.600 unidades de notas fiscais. Na ocasião […]
Publicado em 21/11/2019
Por Unoesc
No último dia 19 de novembro, aconteceu na Unoesc Chapecó a cerimônia de encerramento do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania. A escola Agropecuária Demétrio Baldissareli, foi premiada por arrecadar durante o projeto, mais de meia tonelada de tampinhas, 613.615 kg, 76 garrafas pet de 2 litros de lacres e 99.600 unidades de notas fiscais.
Na ocasião estiveram presentes, o vice-reitor da Unoesc Chapecó, Professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão professor Celso Paulo Costa, o Delegado da Receita Federal, Otto Maresch, Sandra Galera, Secretária Geral de Educação, Mauro Batista Neto representante da Comissão Organizadora do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania, Professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas, coordenadora Geral do Núcleo de Apoio Fiscal – NAF, Professora Maria Luiza Mello, coordenadora do NAF em Chapecó, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Professora Carla Fabiana Cazella.
O Projeto de Educação Fiscal e Cidadania trata-se de uma atividade colaborativa entre instituições públicas e privadas que dissemina, a educação fiscal nas escolas públicas de Chapecó , envolvendo os alunos e professores das escolas públicas, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, a Receita Federal do Brasil – DRF Joaçaba e o Núcleo de Apoio Fiscal da Unoesc Chapecó.
Para a Coordenadora do Projeto em Chapecó, Professora Carla Fabiana Cazella é importante debater os tributos na educação para criar uma cultura de independência.
— Esse movimento da educação fiscal, envolvendo o poder público e privado vem para para educar a população a ser mais produtiva e mais independente do estado — comenta Cazella.
A Professora Maria Luiza Mello afirmou que participar e acompanhar esse projeto foi de extrema importância para disseminar o Núcleo.
— O núcleo trás benefícios a todos os parceiros e envolvidos e com a continuidade deste projeto ganha a sociedade que é beneficiada com serviços gratuitos, a instituição e o aluno que está se preparando para as demandas da esfera contábil na prática dos atedimentos adquiridos — finaliza.
Durante o ano, o projeto realizou quatro atividades distintas, entre elas, a capacitação dos professores da rede pública municipal, o concurso de redação, as palestras nas escolas e as provas de educação fiscal que consistiram em arrecadação de notas fiscais, tampinhas e lacres que foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem. Estiveram envolvidas dezenove escolas da Rede Municipal de Ensino, professores e acadêmicos da Unoesc, servidores da receita Federal do Brasil, colaboradores da Secretária Municipal de Educação de Chapecó, além de cinquenta docentes, gestores e mais de setecentos alunos.
Ao todo foram arrecadadas 1.193.100 unidades de notas fiscais, 704 garrafas PET 2 litros de lacres e 2.081.512,00 tampinhas plásticas que foram destinadas a três entidades: Ong Verde Vida, recebeu as notas fiscais, Unimed Chapecó, recebeu os lacres que serão revertidos em cadeiras de rodas e a Ong Tampinha Legal, que comercializa e destina os recursos aos cuidados de animais abandonados ou em situação de risco.