Página inicial O que acontece Projeto de Educação Fiscal e Cidadania da Unoesc premia escolas de Chapecó
Graduação Geral Chapecó

Projeto de Educação Fiscal e Cidadania da Unoesc premia escolas de Chapecó

No último dia 19 de novembro, aconteceu na Unoesc Chapecó a cerimônia de encerramento do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania. A escola Agropecuária Demétrio Baldissareli, foi premiada por arrecadar durante o projeto, mais de meia tonelada de tampinhas, 613.615 kg, 76 garrafas pet de 2 litros de lacres e 99.600 unidades de notas fiscais. Na ocasião […]


No último dia 19 de novembro, aconteceu na Unoesc Chapecó a cerimônia de encerramento do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania. A escola Agropecuária Demétrio Baldissareli, foi premiada por arrecadar durante o projeto, mais de meia tonelada de tampinhas, 613.615 kg, 76 garrafas pet de 2 litros de lacres e 99.600 unidades de notas fiscais.

Na ocasião estiveram presentes, o vice-reitor da Unoesc Chapecó, Professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão professor Celso Paulo Costa, o Delegado da Receita Federal, Otto Maresch, Sandra Galera, Secretária Geral de Educação, Mauro Batista Neto representante da Comissão Organizadora do Projeto de Educação Fiscal e Cidadania, Professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas, coordenadora Geral do Núcleo de Apoio Fiscal – NAF, Professora Maria Luiza Mello, coordenadora do NAF em Chapecó, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Professora Carla Fabiana Cazella. 

O Projeto de Educação Fiscal e Cidadania trata-se de uma atividade colaborativa entre instituições públicas e privadas que  dissemina, a educação fiscal nas escolas públicas de Chapecó , envolvendo os alunos e professores das escolas públicas, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó, a Receita Federal do Brasil – DRF Joaçaba e o Núcleo de Apoio Fiscal da Unoesc Chapecó. 

Para a Coordenadora do Projeto em Chapecó, Professora Carla Fabiana Cazella é importante debater os tributos na educação para criar uma cultura de independência.  

— Esse movimento da educação fiscal, envolvendo o poder público e privado vem para para educar a população a ser mais produtiva e mais  independente do estado — comenta Cazella. 

A Professora Maria Luiza Mello afirmou que participar e acompanhar esse projeto foi de extrema importância para disseminar o Núcleo.  

—  O núcleo trás benefícios a todos os parceiros e envolvidos e com a continuidade deste projeto ganha a sociedade que é beneficiada com serviços gratuitos, a instituição e o aluno que está se preparando para as demandas da esfera contábil na prática dos atedimentos adquiridos — finaliza.  

Durante o ano, o projeto realizou quatro atividades distintas, entre elas, a capacitação dos professores da rede pública municipal, o concurso de redação, as palestras nas escolas e as provas de educação fiscal que consistiram em arrecadação de notas fiscais, tampinhas e lacres que foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem.  Estiveram envolvidas dezenove escolas da Rede Municipal de Ensino, professores e acadêmicos da Unoesc, servidores da receita Federal do Brasil, colaboradores da Secretária Municipal de Educação de Chapecó, além de cinquenta docentes, gestores e mais de setecentos alunos. 

Ao todo foram arrecadadas 1.193.100 unidades de notas fiscais, 704 garrafas PET 2 litros de lacres e 2.081.512,00 tampinhas plásticas que foram destinadas a três entidades: Ong Verde Vida, recebeu as notas fiscais, Unimed Chapecó, recebeu os lacres que serão revertidos em cadeiras de rodas e a Ong Tampinha Legal, que comercializa e destina os recursos aos cuidados de animais abandonados ou em situação de risco.   

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.