Página inicial O que acontece Projeto de extensão desenvolve material didático para acadêmico com deficiência visual
Graduação Extensão Inserção Social Acessibilidade Joaçaba

Projeto de extensão desenvolve material didático para acadêmico com deficiência visual

Ao longo deste semestre, um grupo, formado por professoras, acadêmicas e colaboradoras da Unoesc Joaçaba, confeccionou, por meio de um projeto de extensão, um material didático para acadêmico com deficiência visual da Unoesc. Trata-se de um livro com imagens histológicas, que seriam observadas por microscópio, mas que foram elaboradas a partir de massa de modelar, […]


Ao longo deste semestre, um grupo, formado por professoras, acadêmicas e colaboradoras da Unoesc Joaçaba, confeccionou, por meio de um projeto de extensão, um material didático para acadêmico com deficiência visual da Unoesc. Trata-se de um livro com imagens histológicas, que seriam observadas por microscópio, mas que foram elaboradas a partir de massa de modelar, verniz, tinta guache, cola 3D, barbante, miçanga e folha de EVA, para permitir o reconhecimento tátil dos tecidos histológicos.

Participaram do projeto, as professoras Marcelina Mezzomo Debiasi e Adriana Graziele de Farias Januário, bem como a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), da Área das Ciências da Vida, Rose Maria Makowski. As colaboradoras da Unoesc Karina Giacomini Varela e Julia Lenzi Brollo também se envolveram com o projeto, além das acadêmicas do curso de Fisioterapia Bruna Casagrande Concatto, Caroline Leticia Rosa, Esther Dalla Santa Petrolli e Valéria Cristina Demeneck, e a estudante de Ciências Biológicas, Anelise Gabriela Grotto.

Para a professora Rose Maria Makowski, o material permite a inclusão social e educacional do acadêmico, e possibilita o acesso e a permanência dele no ensino superior, uma vez que a Unoesc tem essa preocupação no ambiente de aprendizado. A universidade já percebeu a necessidade de se ter recursos específicos e estratégias pedagógicas capazes de incluir os estudantes com deficiência visual. Os cursos de Direito, Psicologia e Pedagogia já passaram por essa experiência.

A professora Marcelina Mezzomo Debiasi explicou que uma das dificuldades do ensino de Histologia está no conteúdo ministrado por meio do microscópio. Temas relacionados à Morfologia exigem grande capacidade de abstração por parte dos acadêmicos e, dessa forma, os materiais adaptados foram capazes de auxiliar no processo de ensino e permitiu que as aulas ocorressem normalmente. Órgãos e tecidos do corpo humano, por exemplo, foram identificados por meio do reconhecimento tátil. Suas estruturas eram determinadas a partir das texturas de cada material utilizado na confecção.

As professoras agradeceram o trabalho voluntário das colaboradoras e acadêmicas da Unoesc, e afirmaram que os materiais didáticos especiais possibilitam ambientes favoráveis ao aprendizado e, por consequência, a inclusão do estudante com deficiência visual. O projeto tem o apoio e contribuição da coordenação da Área de Ciências da Vida, coordenação do curso de Ciências Biológicas, coordenação do curso de Fisioterapia, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e NAP.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.