Projeto de padronização das calçadas de Joaçaba é apresentado na Unoesc
A Unoesc é parceira da Prefeitura Municipal de Joaçaba no projeto “Joaçaba para as pessoas”, que prevê a adequação de passeios públicos aos padrões de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas da ABNT (NBR 9059/2015 e NBR 16537/2016). Na quarta-feira (08), a equipe técnica da Prefeitura apresentou os detalhes dos projetos que estão disponíveis no […]
Publicado em 10/11/2017
Por Unoesc
A Unoesc é parceira da Prefeitura Municipal de Joaçaba no projeto “Joaçaba para as pessoas”, que prevê a adequação de passeios públicos aos padrões de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas da ABNT (NBR 9059/2015 e NBR 16537/2016). Na quarta-feira (08), a equipe técnica da Prefeitura apresentou os detalhes dos projetos que estão disponíveis no decreto municipal no 5212/2017.
O projeto é um primeiro passo em prol de uma cidade mais convidativa aos pedestres, buscando uma melhoria estética do espaço urbano e condições igualitárias de acessibilidade e mobilidade a todas as pessoas – conta a professora Angela Piovesan, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba.
A padronização de calçadas prevê uma durabilidade e melhores condições de manutenção dos passeios públicos. O município pretende criar algumas rotas acessíveis, de acordo com a topografia de nossa cidade. A parceria ainda prevê a elaboração de uma cartilha com informações básicas sobre execução de calçadas de forma a torna-las acessíveis. Esta cartilha está sendo desenvolvida pelas alunas do curso de engenharia Civil Quésia Nagel De Marco e Kathlin Aline Lamb, sob orientação da professora Angela Piovesan.
Além disso, foi executado um modelo (case) de calçada conforme estabelece o decreto municipal, e um trecho testando novas tecnologias, a fim de melhorar o processo executivo. Esta calçada, foi feita durante a semana acadêmica do curso de Engenharia Civil, envolvendo alunos sob orientação das professoras Jhulis Carelli e Maiara Foiato.
O engenheiro civil da Prefeitura, Ricardo Massignani, abordou o cenário atual em sua apresentação, e depois mostrou os pormenores do projeto em questão.
– As nossas cidades foram urbanizadas pensando nos carros, mas hoje se tem a compreensão de que uma mobilidade urbana sustentável precisa estar adequada e confortável para os usuários – explica Ricardo.
De acordo com os representantes da Prefeitura, não há uma data para que as calçadas estejam adequadas, mas há uma série de intenções. O projeto “Joaçaba para as pessoas” comporta ainda a revisão do Plano Diretor do município, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, a revitalização do espaço urbano.