Projeto de reformulação da praça é apresentado aos vereadores de Iomerê
A diplomada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, Elisandra Mara Baretta – e o Arquiteto e Urbanista Jean Marcelo Ziero – do setor de Engenharia da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) apresentaram, na segunda-feira (01), à Câmara de Vereadores de Iomerê, o projeto arquitetônico e paisagístico, que prevê […]
Publicado em 08/04/2019
Por Unoesc
A diplomada do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, Elisandra Mara Baretta – e o Arquiteto e Urbanista Jean Marcelo Ziero – do setor de Engenharia da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) apresentaram, na segunda-feira (01), à Câmara de Vereadores de Iomerê, o projeto arquitetônico e paisagístico, que prevê a revitalização e requalificação do espaço da Praça Prefeito Waldemar Kleinübing.
O projeto orientado pela professora Juliana Aparecida Biasi, foi desenvolvido também pelos alunos Ana Kelly Ferrari, Kelly Fertig, Cristiane Piccinin e Leandro Marques Fraga.
O projeto foi viabilizado a partir de um termo de colaboração firmado entre a Prefeitura de Iomerê, Amarp e a Unoesc, e foi elaborado por acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo, com a supervisão de professores do curso e do setor de Engenharia da Amarp.
Depois de uma pesquisa de opinião com os moradores e de um amplo estudo sobre as condições atuais da praça, os autores do projeto propõem uma série de intervenções, tendo como foco principal atrair a população para o uso contínuo do local como referência de lazer e convívio social.
Intervenções
As intervenções sugeridas pelo projeto compreendem a substituição de mobiliário e estruturas que foram deterioradas ao longo do tempo, bem como a relocação de áreas de lazer, de convício e de práticas esportivas, além da substituição completa de toda a parte elétrica. Já, as reformas compreendem a área do chafariz, sanitários, pórtico de acesso e ponto de ônibus.
Outra indicação no projeto é a necessidade de dotar a praça de condições de acessibilidade, o que fez com que fossem criados diversos acessos e dotado o seu interior de patamares como forma de nivelar algumas áreas. Também, foi revisto todo o projeto paisagístico, com a inserção de flores e árvores, inclusive de espécies nativas.
—Todo o projeto foi remodelado e adaptado, mas na maioria dos espaços os materiais foram reutilizados—, explica Elisandra Mara Baretta.
Próximas etapas
A próxima etapa é a conclusão dos projetos técnicos e de engenharia, que estão sob responsabilidade da Amarp. De acordo com o Arquiteto Jean Marcelo Ziero, tão logo esses projetos estejam concluídos, será realizado o memorial descritivo, que orientará a execução da obra. “Faremos isso na sequência e estamos dando prioridade para concluirmos tudo o mais breve possível”, afirma.
O prefeito Luciano Paganini enalteceu a parceria com a Unoesc e com a Amarp e agradeceu o empenho de Elisandra Baretta – que era graduanda no curso de arquitetura e urbanismo quando iniciou o projeto. —Este projeto urbanístico não terá custos para a Prefeitura, então só nos resta agradecer o empenho de todos e, agora, trabalhar para sua execução —completou.
Ainda não há um prazo definido para o início das obras em razão das etapas que precisam ser concluídas e, também, porque o projeto ainda precisa ser submetido à apreciação do Ministério Público e do Poder Judiciário, por causa do trâmite da Ação Civil Pública. “Estamos dando prioridade para o projeto e, tão logo tenhamos todas as liberações, iniciaremos a execução”, afirma o prefeito.
Elisandra Mara Baretta, recebeu outorga de grau em Arquitetura e Urbanismo no sábado 06 de abril, juntamente com mais 16 colegas do curso.
Com informações de Silvia Palma. Câmara de Veradores de Iomerê.