Página inicial O que acontece Projeto do Mestrado em Educação vai capacitar professores de 18 escolas da mesorregião Oeste
Graduação Pesquisa

Projeto do Mestrado em Educação vai capacitar professores de 18 escolas da mesorregião Oeste

Iniciativa busca a implementação de estratégias pedagógicas multi, inter e transdisciplinares Um grupo de professores vinculados ao Mestrado em Educação da Unoesc está desenvolvendo uma pesquisa que tem o objetivo de capacitar e acompanhar professores da educação básica na implementação de estratégias pedagógicas multi, inter e transdisciplinares. O projeto é financiado pelo Programa Observatório da […]


Iniciativa busca a implementação de estratégias pedagógicas multi, inter e transdisciplinares

Um grupo de professores vinculados ao Mestrado em Educação da Unoesc está desenvolvendo uma pesquisa que tem o objetivo de capacitar e acompanhar professores da educação básica na implementação de estratégias pedagógicas multi, inter e transdisciplinares. O projeto é financiado pelo Programa Observatório da Educação, da Capes. Iniciou em 2013 e se estenderá até 2016, envolvendo 18 escolas que já fazem parte de outro estudo do Mestrado, também financiado pelo Observatório da Educação.

Conforme o professor Dr. Clenio Lago, a proposta do novo projeto (Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do Oeste Catarinense: implicações na qualidade da educação básica) nasceu do estudo anterior (Indicadores de qualidade do Ensino Fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino), que vem sendo desenvolvido desde 2011 para avaliar a potencialidade e o alcance das ações realizadas pelas redes e escolas públicas municipais para melhorar a qualidade educacional.

– A finalidade [da nova proposta de estudo] é capacitar um conjunto de professores para que consigam desenvolver estratégias e ações que deem conta da questão da diversidade, da diferença, da crise de valores, num contexto [escolar] em que temos conhecimentos fragmentados, inúmeras disciplinas e frentes de trabalho, de investigação e de ação que não dialogam. A ideia é mostrar se é possível ou não fazer proposições pedagógicas que lidem com essa questão da fragmentação do conhecimento e da diversidade de saberes e de sujeitos – explica o professor Clênio, que é coordenador do novo estudo.

Além do coordenador, o projeto envolve mais cinco professores do Mestrado, três mestrandos, seis professores da Educação Básica e seis estudantes de Licenciatura. Entre 2013 e o início deste ano, esse grupo trabalhou no estabelecimento de parcerias, no conhecimento dos planos municipais de educação, das realidades e dos projetos políticos pedagógicos das escolas da amostra. Neste mês, o estudo entrou na segunda fase, que é a capacitação e acompanhamento de aproximadamente 320 professores das escolas integrantes da pesquisa para que estes deem início à implementação de estratégias.

A primeira capacitação aconteceu na semana passada, em São Miguel do Oeste, com 35 professores das escolas localizadas naquela região. Na semana que vem, ocorrerá em Chapecó, para os professores das escolas situadas na região Oeste, e em junho será realizada em Joaçaba e em Videira, também em âmbito regional.

O acompanhamento das ações será feita de forma direta, com cada escola, e, daqui a cerca de um ano, todos os pesquisadores e professores participantes voltarão a se reunir regionalmente, para um processo de revisão das proposições e socialização das experiências registradas até então. Ao término do projeto, em 2016, os pesquisadores e participantes realizarão a socialização das experiências e dos estudos teóricos que forem gerados ao decorrer do desenvolvimento do projeto.

– Quiçá, tais experiências possam servir de referência a outras proposições educativas que respondam aos apelos complexidade humana – espera o coordenador do projeto. Ele lembra que, internamente, a iniciativa já rendeu frutos importantes para o Mestrado e o avanço da educação básica como um todo, visto que está gerando um grande debate e processo formativo para o grupo de professores pesquisadores e bolsistas, além de pesquisas paralelas que já foram apresentadas em eventos e publicadas em revistas científicas. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.