Página inicial O que acontece Projeto PalhaSorrisos leva alegria e momentos de descontração a pacientes do Hospital Regional
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Projeto PalhaSorrisos leva alegria e momentos de descontração a pacientes do Hospital Regional

Vestidos de palhaços e com muito bom humor, acadêmicos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste estão proporcionando momentos de descontração a pacientes, seus acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Segundo a acadêmica Daniela Filipini, conhecida nos corredores do hospital como a palhaça Girassol, o objetivo é levar alegria. — Acredito […]


Vestidos de palhaços e com muito bom humor, acadêmicos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste estão proporcionando momentos de descontração a pacientes, seus acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Segundo a acadêmica Daniela Filipini, conhecida nos corredores do hospital como a palhaça Girassol, o objetivo é levar alegria.

— Acredito que, por meio deste trabalho, conseguimos modificar, por pelos menos algumas horas, o significado dado à hospitalização e conseguimos tornar esse momento difícil de adoecimento, um pouco mais leve — comenta a estudante.

Os palhaços Girassol, Amora (personagem de Thaysa de Melo), Estrela (interpretado pela acadêmica Daniela Zeppe) e Tranquilo (personagem do acadêmico William Lima) observam o ambiente e usam o improviso para “arrancar” sorrisos dos pacientes.

— O projeto é fantástico, a atuação é algo apaixonante e, muitas vezes, o feedback que recebemos é encantador — resume a estudante Daniela Filipini.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Lisandra Antunes de Oliveira, a humanização do ambiente hospitalar, por meio da figura do palhaço, faz com que o paciente se sinta mais confortável e receptivo ao tratamento. Lisandra explica que, este é um momento diferenciado, em que pacientes e familiares sentem-se mais calmos, relaxados e, por alguns momentos, saem da dor e do sofrimento que o ambiente causa.

— As famílias enxergam nos pacientes sorrisos, o que faz com que fiquem mais confiantes na melhora deles — salienta a professora.

Os benefícios também podem ser sentidos pelos colaboradores do hospital. Lisandra explica que os profissionais passam a enxergar os pacientes de forma diferente.

— Os profissionais passam a enxergar os pacientes como pessoas que precisam de atenção, aproximam-se delas e o ambiente de trabalho melhora — finaliza a professora Lisandra Antunes de Oliveira. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.