Página inicial O que acontece Projeto que avalia impactos da família na gestão da inovação é aprovado na Chamada Universal do CNPq
Graduação Pesquisa Chapecó

Projeto que avalia impactos da família na gestão da inovação é aprovado na Chamada Universal do CNPq

O projeto de pesquisa Familiness, Sistemas de Controle Gerencial e Inovação: um estudo em empresas familiares brasileiras foi aprovado na Chamada Universal 2016, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto está vinculado ao Mestrado Profissional em Administração da Unoesc Chapecó. Segundo a professora do Mestrado Profissional em Administração, doutora Ieda Margarete Oro, […]


O projeto de pesquisa Familiness, Sistemas de Controle Gerencial e Inovação: um estudo em empresas familiares brasileiras foi aprovado na Chamada Universal 2016, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto está vinculado ao Mestrado Profissional em Administração da Unoesc Chapecó. Segundo a professora do Mestrado Profissional em Administração, doutora Ieda Margarete Oro, o estudo tem como potencial avaliar o impacto positivo e negativo da família no processo de gestão da inovação.

— O estudo também permitirá avançar na relação da influência da família (familiness) quanto ao uso das alavancas de gestão, em especial, ao uso dos sistemas de controle gerencial (levers of control). Além disso, buscará evidências de como os controles são utilizados para promover a inovação no âmbito da empresa familiar — destaca a coordenadora do estudo.  

Além do projeto de pesquisa vinculado ao Mestrado Profissional em Administração, dois projetos vinculados ao curso de Medicina Veterinária e ao Mestrado em Sanidade e Produção Animal Aplicados a Pequenas Propriedades, da Unoesc Xanxerê, foram aprovados na Chamada Universal 2016 do CNPq: Detecção molecular de parvovírus, circovírus e leptospiras em fetos suínos mumificados na região Sul do Brasil e Identificação e caracterização de agentes bacterianos e circovírus suíno tipo 2, a partir de lesões pulmonares de suínos em idade de abate.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazarotti, a aprovação destes projetos de pesquisa da Unoesc, junto ao CNPq, demonstra a capacidade da universidade, por meio de seus pesquisadores, em atrair recursos financeiros externos para o desenvolvimento de suas pesquisas. São cerca de R$ 90 mil que possibilitarão aos pesquisadores e a Unoesc adquirir equipamentos, materiais e insumos para o desenvolvimento de suas pesquisas.

— Além dos recursos financeiros externos, a execução destes projetos oportunizará a produção e disseminação de conhecimento, com a participação de docentes e alunos, que contribuirá na melhoria de indicadores de produtividade científica dos cursos de graduação e pós-graduação, em que os projetos estão vinculados — destaca o pró-reitor da Unoesc. 

*Colaborou a Assessoria de Imprensa da Unoesc Joaçaba

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.