Projetos de pesquisa buscam fontes alternativas para produção de energia renovável
Preocupada com o futuro do planeta, a Unoesc Videira, através do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, vem desenvolvendo vários projetos para captação e produção de energia renovável. O trabalho iniciado há cerca de 5 anos pelo professor Andrei Goldbach, conta com sete acadêmicos do curso no desenvolvimento das pesquisas, dentre eles Sidnei Piccoli da 6ª fase, o primeiro […]
Publicado em 19/09/2014
Por Unoesc
Preocupada com o futuro do planeta, a Unoesc Videira, através do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, vem desenvolvendo vários projetos para captação e produção de energia renovável. O trabalho iniciado há cerca de 5 anos pelo professor Andrei Goldbach, conta com sete acadêmicos do curso no desenvolvimento das pesquisas, dentre eles Sidnei Piccoli da 6ª fase, o primeiro a iniciar o trabalho.
A produção de energia solar e eólica estão entre as mais evidenciadas dentre os projetos, inclusive com os equipamentos instalados no Parque de Energias Alternativas, um espaço criado no próprio campus e que serve como laboratório para os experimentos e a produção da energia. No local podem ser vistos os painéis para captação da energia e o aerogerador (usina eólica) que gera energia a partir do vento.
Andrei Goldbach, que também coordena o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, assegura que já se está produzindo energia em quantidade suficiente para abastecer com eletricidade uma sala de aula de pequeno porte, mas a intenção é aumentar a capacidade, conforme os estudos forem avançando.
Os equipamentos usados como o aerogerador, painéis e demais materiais necessários para a instalação, foram adquiridos com recursos próprios da universidade no valor aproximado de R$ 8 mil reais.
— Parte desse material já veio pronto, já o kit de placas veio em partes e fizemos a montagem e demais adaptações para o seu funcionamento — reitera Andrei.
O projeto também conta com recursos do artigo 170.
— Para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais sobre nossos projetos, pode agendar uma visita e conhecer nosso laboratório — afirma o professor Andrei.
Estudantes do Superação conheceram o projeto
Na última quarta-feira, os alunos do 3º ano do ensino fundamental do colégio Superação tiveram uma aula especial, em que puderam conhecer os equipamentos, e ainda conferir de perto a energia produzida com o movimento de um carrinho e outros objetos movidos com a energia captada pelos instrumentos.
A aula, segundo professor Andrei, serviu para instigar a curiosidade dos pequenos estudantes, e mostrar a eles que as nossas fontes de energia estão se esgotando e nada melhor do que conscientizar nossas crianças sobre a importância de fontes alternativas e ecologicamente corretas.
— Esse é um fato, a energia fóssil está acabando e temos que encontrar meios viáveis para suprir as nossas necessidades visto que o consumo de energia aumenta cada vez mais e precisamos de novas gerações — finalizou.