Página inicial O que acontece Proposta de aulas une memórias e histórias na Univida em Pinhalzinho e Maravilha
Extensão Cultura Notícia Pinhalzinho Maravilha

Proposta de aulas une memórias e histórias na Univida em Pinhalzinho e Maravilha


Os estudantes da Universidade da Melhor Idade (Univida), da Unoesc Pinhalzinho e Maravilha, participaram de uma experiência significativa com a temática “Lembranças e Memórias: Ressignificando o Presente”, coordenada pela professora Clair Fátima Zacchi. A proposta incentivou os participantes a revisitarem suas raízes e histórias familiares, trazendo objetos, fotografias e pratos típicos da família que evocavam memórias de suas vivências. Além disso, foram realizadas leituras de poemas, contos, causos e histórias vividas na infância; construção de acrósticos com seus nomes e criação de poemas, inspirados em lembranças e leituras de diferentes poetas.

— Essas atividades, não só oportunizam falar de suas memórias, mas exercitam a leitura e a escrita, fundamentais nessa etapa da vida — destaca Clair.

Com muito carinho, a estudante Salete Natal lembrou de um poema que declamou para a sua avó, numa homenagem feita pela escola. E emocionada presenteou a todos, durante a aula, com a declamação do poema. Outros relataram as memórias muito presentes dos avós; do cheiro do pão; da lenha queimando; do pinhão assando na chapa; do amendoim torrado; do sabor do bolo de milho; das histórias contadas; das dificuldades e das alegrias.

Durante as atividades, que foram realizadas em vários encontros, foi criado um “banquete de memórias”, em que os estudantes apresentavam e compartilhavam com o grupo as histórias por trás das lembranças trazidas por cada objeto, fotografia e prato típico da família. A professora Clair destacou a importância de ressignificar o presente, a partir das lembranças do passado.

— Essa proposta permitiu que cada estudante refletisse sobre sua própria história e a conexão com suas raízes, proporcionando um espaço de troca e de valorização das memórias individuais e coletivas — comenta Clair.

A dinâmica proporcionou momentos de emoção e reflexões profundas sobre a importância das lembranças na construção da identidade de cada um, além de fortalecer os laços de pertencimento e comunidade entre os participantes.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.