Protetores Ambientais da Melhor Idade visitam Parque das Araucárias
No dia 05 de Outubro, foi realizada visita de estudos com os Protetores Ambientais da Melhor Idade de Chapecó – PROA – na área Ambiental Parque das Araucárias em São Domingos, guiados pelo Cabo Luciano Bergonzi e Tenente Coronel Adair Pimentel do 2 º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, também acompanhados pela Professora Sandra Maria Toffolo da Unoesc Chapecó. O objetivo foi […]
Publicado em 11/10/2019
Por Unoesc
No dia 05 de Outubro, foi realizada visita de estudos com os Protetores Ambientais da Melhor Idade de Chapecó – PROA – na área Ambiental Parque das Araucárias em São Domingos, guiados pelo Cabo Luciano Bergonzi e Tenente Coronel Adair Pimentel do 2 º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, também acompanhados pela Professora Sandra Maria Toffolo da Unoesc Chapecó.
O objetivo foi de levar a campo os estudantes do PROA para discernir na prática o que foi passado em sala de aula referente a fauna, flora e biodiversidade. Foram realizadas duas trilhas dentro do parque, uma pela manhã, almoço e à tarde trilha de aproximadamente 2km, que possibilitou vista sensacional do Parque das araucárias, identificação do ar puro por meio de líquen avermelhado no caule das árvores, araucária com mais de 500 anos, espaço de preservação na região da antiga serraria e muito mais.
O Projeto Protetor Ambiental da Melhor Idade – PROA Melhor Idade, surgiu da parceria entre a Unoesc Chapecó por meio do Programa Educação ao Longo da Vida – ELV e a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, com o intuito de levar conhecimentos da área ambiental aos idosos, formando fiscalizadores e propagadores de conhecimentos referente as questões ambientais, com intuito de socializar junto a população em geral.
As aulas acontecem no período vespertino, na Unoesc, e em alguns momentos no Batalhão da Polícia Militar Ambiental e em viagens de estudos em alguns sábados. A turma conta com 32 estudantes assíduos, disciplinas são teóricas práticas e as avaliações se dão por meio da participação, envolvimento e interesse dos estudantes. O projeto tem duração de 6 meses, sendo que, após a conclusão dos componentes curriculares é realizada a formatura com previsão para 11 de novembro de 2019. Os instrutores que atuam no PROA Melhor Idade são vinculados a Polícia Ambiental, Unoesc e em alguns momentos conta com convidados especiais para intervenções.
*Texto Sandra Maria Toffolo