Página inicial O que acontece Psicologia desenvolve ações de prevenção ao suicídio
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Psicologia desenvolve ações de prevenção ao suicídio

Os cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, desenvolveram durante o mês de setembro, diversas ações de prevenção ao suicídio. Os acadêmicos de Pinhalzinho espalharam balões amarelos pela Unoesc com frases de apoio, incentivo à vida e de esclarecimentos. Em São Miguel do Oeste, os alunos prestaram informações à comunidade, esclareceram […]


Os cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, desenvolveram durante o mês de setembro, diversas ações de prevenção ao suicídio. Os acadêmicos de Pinhalzinho espalharam balões amarelos pela Unoesc com frases de apoio, incentivo à vida e de esclarecimentos. Em São Miguel do Oeste, os alunos prestaram informações à comunidade, esclareceram dúvidas, mitos e preconceitos sobre o assunto.

Segundo o professor Álvaro Cielo Mahl, a campanha “Setembro Amarelo” tem o objetivo de promover a prevenção e estimular as pessoas a procurar ajuda, além de saber identificar situações de risco, em que conhecidos possam estar acometidos, com o objetivo de disponibilizar ajuda.

A professora Lisandra Antunes de Oliveira destaca que mais de 90% das pessoas que pensam em se suicidar pedem socorro de alguma forma.

— Está comprovado que falar em prevenção tem evitado muitos suicídios. Quem entende e pode falar sobre esse assunto são os profissionais que trabalham com o emocional: os psicólogos — ressalta a professora, salientando que a população indígena é a que mais se suicida no País.

O acadêmico Abel Petter diz que o comportamento suicida é um momento de extremo sofrimento e não, necessariamente, um distúrbio mental.

— Portanto, a ameaça de suicídio deve ser sempre levada a sério, pois a pessoa que pensa de maneira drástica e vê a morte como o único recurso está em extremo sofrimento e precisa de ajuda. O suicídio é um problema de saúde pública no Brasil. De acordo com dados oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Esse número supera o percentual de vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer — alerta o estudante. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.