Psicologia desenvolve ações de prevenção ao suicídio
Os cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, desenvolveram durante o mês de setembro, diversas ações de prevenção ao suicídio. Os acadêmicos de Pinhalzinho espalharam balões amarelos pela Unoesc com frases de apoio, incentivo à vida e de esclarecimentos. Em São Miguel do Oeste, os alunos prestaram informações à comunidade, esclareceram […]
Publicado em 03/10/2017
Por Unoesc
Os cursos de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho, desenvolveram durante o mês de setembro, diversas ações de prevenção ao suicídio. Os acadêmicos de Pinhalzinho espalharam balões amarelos pela Unoesc com frases de apoio, incentivo à vida e de esclarecimentos. Em São Miguel do Oeste, os alunos prestaram informações à comunidade, esclareceram dúvidas, mitos e preconceitos sobre o assunto.
Segundo o professor Álvaro Cielo Mahl, a campanha “Setembro Amarelo” tem o objetivo de promover a prevenção e estimular as pessoas a procurar ajuda, além de saber identificar situações de risco, em que conhecidos possam estar acometidos, com o objetivo de disponibilizar ajuda.
A professora Lisandra Antunes de Oliveira destaca que mais de 90% das pessoas que pensam em se suicidar pedem socorro de alguma forma.
— Está comprovado que falar em prevenção tem evitado muitos suicídios. Quem entende e pode falar sobre esse assunto são os profissionais que trabalham com o emocional: os psicólogos — ressalta a professora, salientando que a população indígena é a que mais se suicida no País.
O acadêmico Abel Petter diz que o comportamento suicida é um momento de extremo sofrimento e não, necessariamente, um distúrbio mental.
— Portanto, a ameaça de suicídio deve ser sempre levada a sério, pois a pessoa que pensa de maneira drástica e vê a morte como o único recurso está em extremo sofrimento e precisa de ajuda. O suicídio é um problema de saúde pública no Brasil. De acordo com dados oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Esse número supera o percentual de vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer — alerta o estudante.