Página inicial O que acontece Receita Federal visita projeto da Unoesc Videira
Pesquisa Inovação Videira

Receita Federal visita projeto da Unoesc Videira

Encontro de engajamento do quadro funcional da Receita Federal destaca atividades inovadoras em parceria com a Unoesc

Na última semana, a Unoesc teve a honra de receber representantes da Receita Federal (DRF) para um evento de engajamento do quadro funcional. O encontro contou com a presença do delegado da Receita Federal de Joaçaba, Mauro Batista Neto, e do delegado-adjunto, Marcelo Holstak, entre outros membros, reunindo mais de 30 convidados e delegados de outras regiões.

O evento teve como objetivo principal difundir as diversas atividades realizadas pela Receita Federal nas cidades de Joaçaba e Chapecó, destacando a importância do trabalho conjunto entre a Receita e a Universidade. Os participantes tiveram a oportunidade de se inteirar sobre o trabalho e as pesquisas conduzidas pela Unoesc e Receita Federal, com início em 2022, com o projeto que tem se dedicado à descaracterização de produtos apreendidos, como vinho, Whisky, cigarro e TV box.

A Unoesc, por meio de seus diversos cursos, tem desempenhado um papel fundamental neste processo. Estudantes e professores dos cursos de Nutrição, Farmácia, Agronomia, Design, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis estão envolvidos em todas as etapas: descaracterização, produção, embalagem e distribuição dos novos produtos à comunidade.

Os insumos resultantes da descaracterização têm sido transformados em uma ampla variedade de produtos, promovendo a economia circular. Entre os itens produzidos estão geleias, vinagre, conhaque, molho de tomate, álcool gel, creme cosmético, sabonete, shampoo, compostagem e pó de vidro para concreto e argamassa. Esses produtos não só reaproveitam materiais que seriam descartados, mas também oferecem benefícios tangíveis à comunidade local.

O “ECOA”, projeto inovador da Unoesc, tem como objetivo geral criar modelos de novos usos para os insumos resultantes da descaracterização de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil. Com base na economia circular, o ECOA visa transformar resíduos em recursos valiosos, contribuindo para a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Durante a visita, Mauro Batista Neto elogiou a iniciativa, destacando a importância de parcerias como essa para a promoção de práticas sustentáveis e inovadoras. Marcelo Holstak, por sua vez, ressaltou a dedicação dos estudantes e professores da Unoesc, que têm se empenhado em fazer a diferença na comunidade por meio de projetos significativos.

A Unoesc agradece a visita da Receita Federal e reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento comunitário. Este encontro de engajamento fortalece ainda mais a colaboração entre as Instituições, abrindo caminho para novas iniciativas e projetos futuros.

Apresentacao do Projeto

Espacos de desenvolvimento