Página inicial O que acontece Reitor acompanha edição de edital que regulamenta a migração para o Sistema Federal
Graduação Geral

Reitor acompanha edição de edital que regulamenta a migração para o Sistema Federal

O Reitor da Unoesc e presidente da Acafe, Aristides Cimadon, esteve em Brasília nesta terça-feira acompanhando o encaminhamento do edital que define os critérios e as condições para que as instituições mantidas pela iniciativa privada – incluindo as mantidas por fundações ou associações – que hoje integram os sistemas estaduais de ensino façam a migração […]


O Reitor da Unoesc e presidente da Acafe, Aristides Cimadon, esteve em Brasília nesta terça-feira acompanhando o encaminhamento do edital que define os critérios e as condições para que as instituições mantidas pela iniciativa privada – incluindo as mantidas por fundações ou associações – que hoje integram os sistemas estaduais de ensino façam a migração para o Sistema Federal. O documento (edital 04/2014 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação) foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 3.

A migração para o Sistema Federal é uma exigência para que as IES possam aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). Esse programa foi criado em 2012 e no início de junho deste ano reabriu o prazo para adesão por parte das IES, prevendo a possibilidade de que as instituições de ensino possam pagar até 90% de dívidas tributárias com bolsas de estudo. A lei que reabriu o prazo de adesão também prevê a remissão de dívidas relativas ao Imposto de Renda Retido na Fonte, caso as IES consigam comprovar que fizeram o pagamento deste imposto para os seus municípios ou estados.

Além de Cimadon, também estiveram em Brasília o Reitor da Unisul e Vice-presidente da Acafe, Sebastião Salésio Herdt, o secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, e o deputado federal, Pedro Uczai, que acompanhou o processo de criação e reabertura do prazo de adesão do Proies.

Unoesc poderá aderir ao Proies

A Unoesc decidirá nesta sexta-feira, em Assembleia Geral da Funoesc, se aderirá ao Proies. Hoje, a instituição discute a cobrança de cerca de R$ 70 milhões que é feita pela União, referente ao IRRF recolhido até 1996, já que até então esse imposto era pago ao município em função de a instituição ser mantida por uma fundação criada pelo poder público municipal.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.