Reitor da Unoesc é candidato à presidência da Acafe
Eleição acontecerá na próxima segunda-feira, na Unoesc Joaçaba A Unoesc Joaçaba sediará uma assembleia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) que ocorrerá na próxima segunda-feira para eleger o presidente, vice-presidente e integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal da entidade para o biênio 2014-2016. O Reitor da Unoesc e atual vice-presidente da Acafe, Aristides Cimadon, […]
Publicado em 23/05/2014
Por Unoesc
Eleição acontecerá na próxima segunda-feira, na Unoesc Joaçaba
A Unoesc Joaçaba sediará uma assembleia da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) que ocorrerá na próxima segunda-feira para eleger o presidente, vice-presidente e integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal da entidade para o biênio 2014-2016. O Reitor da Unoesc e atual vice-presidente da Acafe, Aristides Cimadon, é candidato a presidente em uma chapa que tem o Reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, como vice.
A assembleia acontecerá em uma sala de reuniões (sala 4) do Centro Administrativo da Unoesc, a partir das 9h. Estarão presentes os representantes das 16 instituições que compõem o Sistema Acafe e que têm direito a voto na eleição. Também está prevista a presença do diretor de ensino superior da Secretaria de Estado da Educação, Gilberto Agnolin.
Os candidatos aos conselhos Fiscal e Deliberativo, assim como outras chapas apresentadas à escolha da presidência da entidade, serão conhecidos na assembleia. Os eleitos nesta segunda-feira assumirão suas funções no dia 2 de junho.
Propostas de trabalho
Na semana passada, o Reitor da Unoesc visitou todas as instituições do Sistema Acafe para conversar sobre o que esperam da associação e apresentar as propostas que sua chapa tem para os próximos dois anos. A principal delas diz respeito ao fortalecimento das relações políticas e da aproximação da Acafe a autoridades políticas e órgãos corporativos empresariais do Estado, com o objetivo de buscar a solução de problemas vivenciados pelas instituições de ensino.
– Este é um momento especial em que precisamos fortalecer a Acafe como instituição política para resolver questões fundamentais, como a questão da dívida do IRRF, a migração para o sistema federal, assuntos relativos aos artigos 170 e 171 [da Constituição Estadual], as relações com o Estado e com outras instituições – explica o Reitor da Unoesc.
Outros dois pontos importantes da proposta de trabalho apresentada por Cimadon e Salésio são referentes à revisão do planejamento estratégico da Acafe e ao fomento à integração e cooperação entre as instituições. Essas propostas visam à realização de atividades acadêmicas, científicas e administrativas de forma conjunta, assim como a ampliação da troca de informações e de experiências para facilitar a resolução de problemas comuns.
A respeito da sua candidatura para assumir estes desafios junto com o Reitor da Unisul, Cimadon lembra que ambos acompanham a Acafe há muitos anos, no seu caso desde 1980, e que vem contribuindo desde então com as discussões sobre o modelo comunitário e com o desenvolvimento da associação.
– Eu e o professor Salésio temos participado dessas discussões e penso que podemos contribuir neste momento para fazer com que a Acafe seja uma instituição representativa e tenha voz importante no desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – diz Cimadon.
Ele revela que um projeto que começa a ser delineado para o futuro é a união das instituições que formam a Acafe para a criação de uma única universidade, a Universidade Comunitária do Estado de Santa Catarina.