Página inicial O que acontece Reitor da Unoesc participou de missão técnica internacional da Acafe à Finlândia e Suécia
International Reitoria

O reitor da Unoesc, professor Doutor Antonio Ricardo De Marco, integrou a delegação da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) na missão técnica internacional realizada à Finlândia e à Suécia. O grupo, formado por reitores, secretários de Estado e deputados estaduais, embarcou no dia 23 de agosto e retornou ao Brasil nesta quinta-feira (5).

A programação oficial contou com visitas, encontros estratégicos, palestras e painéis em universidades e centros de inovação. Nas pautas, destaque para as apresentações da Acafe, pela presidente Luciane Ceretta, explanações sobre metodologias para o ensino e os sistemas educacionais finlandês e sueco, além de debates sobre qualidade educacional, pesquisa, inovação e desenvolvimento. Também foram discutidas possibilidades de cooperação acadêmica e de intercâmbio de estudantes e professores.

Na Finlândia, os primeiros compromissos foram na capital Helsinque. Na cidade, a comitiva visitou a Agência Nacional Finlandesa de Educação (EDUFI), a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Helsinque, o Centro Finlandês de Avaliação Educacional, o Ministério da Educação e Cultura da Finlândia, a Escola Normal e a Embaixada do Brasil em Helsinque.

A agenda teve sequência em Turku, onde a delegação esteve na Universidade de Ciências Aplicadas, na Escola Katedralskolan i Åbo, no Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia e na Universidade de Turku. Ainda na Finlândia, em Tampere, a programação contemplou o Business Tampere, a Universidade de Tampere e o Centro de Pesquisa de IA Aplicada (AI HUB). A cidade é referência em inovação tecnológica, sediando mais de 1,5 mil empresas do setor e abrigando mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, pesquisadores e trabalhadores da área de tecnologia e Inteligência Artificial.

No dia 31 de agosto, a missão internacional seguiu à Suécia. Em Estocolmo, o grupo brasileiro conheceu o processo tecnológico aplicado no maior streaming de música do mundo: o Spotify. Ainda foram visitados o Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTC), que é uma universidade referência na Europa em ensino superior tecnológico, além da Escola Norra Real, da Escola de Economia de Estocolmo e da Embaixada Brasileira em Estocolmo.

Para o reitor da Unoesc, a viagem, que marcou a terceira incursão internacional da Acafe, foi importante para explorar novas tecnologias e práticas educativas e fortalecer parcerias globais para o avanço da educação superior em Santa Catarina. Ele destacou o intercâmbio de ideias e o fomento da internacionalização, em benefício das instituições e seus estudantes.

— A missão foi uma experiência transformadora e reveladora sobre a excelência educacional nórdica. Ficou claro o quanto ainda temos que evoluir em nossos próprios sistemas educacionais. Dentre tantos ensinamentos, certamente o mais valioso é de que uma educação de qualidade não é apenas possível, mas essencial para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade próspera e equitativa – enalteceu o professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.