Página inicial O que acontece Reitor participa de reunião com o secretário de Estado da Educação sobre o programa Universidade Gratuita
Notícia Reitoria

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, participou, na terça-feira (30), em Florianópolis, de uma reunião com o secretário de Estado da Educação, professor Aristides Cimadon, e a secretária adjunta Patrícia Lueders. A agenda também foi acompanhada pela presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, pelo reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Valdir Cechinel Filho, e pelo Relações Institucionais e Governamentais da Acafe, Adriano Rodrigues.

A pauta do encontro foi o programa “Universidade Gratuita”, que possibilita a gratuidade de ensino para estudantes do ensino superior, que, em contrapartida, durante ou após a conclusão da Graduação, prestarão serviços em favor da população.

Mais de 28 mil estudantes foram beneficiados na primeira fase do Universidade Gratuita e a previsão é atender mais de 47,7 mil acadêmicos em 2024.  A estimativa é que o Universidade Gratuita deverá ofertar 57 mil bolsas em 2025 e mais de 71 mil a partir de 2026. Na Unoesc, em 2024, são favorecidos 4.162 estudantes e a expectativa é que esse número seja ampliado.

— Esse é considerado o maior programa para o desenvolvimento humano, social e econômico de Santa Catarina. Estamos muito felizes com os resultados já alcançados, e momentos como esse permitem a revisão de questões que são importantes para a continuidade do programa — destacou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.