Reitor participa de reunião sobre o Fies em Brasília
O reitor da Unoesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Aristides Cimadon, participa de reuniões em Brasília, nesta semana, para discutir as novas regras de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo do encontro é negociar a revisão da norma juntamente com o Ministério da Educação (MEC). A coordenação das ações está sendo feita pela Associação Brasileira […]
Publicado em 26/02/2015
Por Unoesc
O reitor da Unoesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Aristides Cimadon, participa de reuniões em Brasília, nesta semana, para discutir as novas regras de contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O objetivo do encontro é negociar a revisão da norma juntamente com o Ministério da Educação (MEC). A coordenação das ações está sendo feita pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Apresentar novas medidas permitirá que a vida acadêmica de muitas pessoas tenha continuidade e que não seja prejudicada.
De acordo com a nova regra, apenas os estudantes matriculados em universidades que tenham reajustado em no máximo 6,4% as mensalidades estão aptos a ingressar ou continuar com o Fies.
O Sistema Acafe esclarece que suas associadas utilizam como critérios para atualização dos valores das mensalidades, a Lei das Anuidades Escolares (Lei 9.870/1999), que leva em conta os custos reais de inflação, como energia elétrica, aumento de salários e outros componentes, o que ultrapassa o índice oficial de inflação (6,41%).