Representante da Universidade Autônoma de Chihuahua do México visita Unoesc para estreitar parceria
A ligação da Unoesc com o México ficou mais forte depois da visita da responsável pelas Relações Internacionais da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), professora Fátima Guzmán Gallardo. Entre os dias 21 e 25 de setembro, ela percorreu quatro campi a fim de conhecer a estrutura da Unoesc e aprofundar o acordo de cooperação internacional entre […]
Publicado em 30/09/2014
Por Unoesc
A ligação da Unoesc com o México ficou mais forte depois da visita da responsável pelas Relações Internacionais da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), professora Fátima Guzmán Gallardo. Entre os dias 21 e 25 de setembro, ela percorreu quatro campi a fim de conhecer a estrutura da Unoesc e aprofundar o acordo de cooperação internacional entre as duas Universidades, assinado no ano passado no México.
— Está é a primeira etapa do pretendemos. Nós queremos que a Unoesc seja o nosso principal parceiro no Brasil para recepção de estudantes — afirma a representante da UACH ao desejar o mesmo aos estudantes da Unoesc que pretendem ir ao México para programas de intercâmbio.
No primeiro semestre de 2015, a Unoesc deverá receber pelo menos seis alunos mexicanos, dois no curso de Direito, três na Administração (Linha de formação em Comércio Exterior) e outro para cursar disciplinas ligadas à área de Motricidade Humana nos cursos de Educação Física e Fisioterapia.
De acordo com a Coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, o projeto de cooperação vai além do intercâmbio estudantil e chegará à pesquisa, envolvendo os programas de pós-graduação, especialmente os mestrados.
— É um projeto muito maior, que extrapola a mobilidade. Muitas vezes a gente acha que mobilidade é aluno. [Mas isso] é um pilar da internacionalização. O interessante é transbordar para a investigação — explica a professora Kaline.
Em Joaçaba, Fátima foi recebida pela coordenação de Mobilidade Acadêmica da Unoesc, pelo vice-reitor acadêmico, professor Nelson dos Santos Machado, pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professora Jéssica Romeiro Mota, e pelo professor Rudy Nodari Júnior, do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde. Uma reunião técnica discutiu possibilidades de acordos específicos e de cooperação internacional. Outras reuniões aconteceram em Videira, sede do Programa de Pós-graduação em Ciência e Biotecnologia, em Xanxerê, com representantes do grupo de trabalho que articula a implantação do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal, e também em Chapecó. Coordenadores de cursos de graduação participaram das reuniões.
— Estamos analisando os pontos em comum e fazendo uma abordagem para que o maior número possível de estudantes possa conhecer as áreas com possibilidade de trabalho conjunto com a Unoesc — informa a representante da UACH.
ROTEIRO CULTURAL
No período de descanso entre as visitas aos campi, a professora Fátima esteve em Treze Tílias. Na cidade tipicamente austríaca do Meio-Oeste, ela visitou o Parque Minicidade. Na viagem de volta a Joaçaba fez uma parada na Vinícola Villaggio Grando, em Água Doce. Pela primeira vez no Brasil, Fátima ficou encantada com a região onde a Unoesc está inserida, principalmente com a beleza natural.
— É muito bonita e muito tranquila. Vamos promover de maneira muito forte em nossa Universidade — salienta.
Antes do retorno, ela estendeu o convite feito pelo reitor da UACH, Jesús Enrique Seáñez Sáenz, para as cerimônias de comemoração dos 60 anos da universidade mexicana, que acontece em dezembro. O reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, sinalizou que irá em comitiva ao México para as celebrações, representando as universidades conveniadas da UACH na América Latina. A honraria que será recebida pelo reitor da Unoesc representa o laço mais estreito de cooperação internacional de universidades “hermanas”.