Página inicial O que acontece Representantes da Unoesc prestigiam evento sobre a Plataforma ON e o Parque Científico e Tecnológico de Joaçaba
Graduação Joaçaba

Na noite de quarta-feira (24), o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, e a coordenadora do Núcleo Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, prestigiaram o “Inovação em Foco”, evento promovido pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), em parceria com o Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), o Grupo de Trabalho do Inovale Techpark, a Plataforma ON, a Prefeitura de Joaçaba, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Unoesc.  O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett.

Durante o encontro, o gestor da Plataforma ON, professor da Unoesc, Tiago Zonta, apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela plataforma. Para a mesorregião Meio-Oeste, até o momento, três projetos foram realizados: um ligado à saúde, voltado para acesso à dados do Sistema Único de Saúde (SUS), outro à capacitação e transformação digital e outro que está relacionado à sustentabilidade. A intenção é que pelo menos dois projetos sejam realizados em cada mesorregião de Santa Catarina.

— O objetivo da plataforma é conectar as demandas sociais, comunitárias e empresariais, que a sociedade possui, com as inovações geradas pelas Universidades Comunitárias de forma rápida e ágil. Foi uma ótima oportunidade para que mais pessoas conhecessem e possam utilizar a plataforma — destacou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.

Em outro momento, o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti, que atua também na Unoesc como coordenador geral de Inovação e Empreendedorismo, e está como coordenador técnico geral do projeto e do Grupo de Trabalho e gestão de equipes do Polo Científico e Tecnológico de Joaçaba (Inovale TechPark), juntamente com o chefe do setor de Planejamento Urbano e Geoprocessamento da Prefeitura de Joaçaba e membro do núcleo técnico do Techpark, Ricardo Massignani, apresentaram o projeto que visa fortalecer o potencial inovador das empresas localizadas no município de Joaçaba e em toda a área de abrangência do Polo Inovale.

Fechando a noite, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, falou sobre os incentivos para a área tecnológica e de inovação, com relação a editais de fomento e como acessá-los. Ele também destacou a importância das ações tanto da Plataforma ON, quanto da iniciativa de implementação do Parque Científico e Tecnológico.

O Inovale Techpark será um espaço aberto nas relações entre as organizações e as pessoas. Além de abrigar espaços inovadores, promoverá atividades diversas fomentando a cultura, a tecnologia, o empreendedorismo e o network. Atua no projeto um Grupo de Trabalho formado por dois núcleos: o Técnico, responsável pelo trabalho executivo do Grupo de Trabalho; e o Gestor, que faz o acompanhamento e a validação de todas as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Técnico. Ambos são compostos por representantes do Poder Público Municipal, da Universidade, do Centro de Inovação Inovale, bem como de organizações e entidades ligadas à inovação e tecnologia e profissionais de diversas áreas. A modelagem de negócio que estará vigente no parque e a estruturação dos projetos estruturais, por parte do Grupo de Trabalho, deve ser apresentada até o final de 2025.

O reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, ressaltou o trabalho realizado pela Plataforma ON e os esforços de todos os envolvidos para que o projeto do Techpark se torne realidade.

— Nossa Universidade é signatária da plataforma e vê com orgulho a forma como o trabalho está sendo desenvolvido. E, por meio do I.nova Unoesc, apoia a implantação do Techpark por ser um ambiente que irá contribuir com o desenvolvimento regional — comentou Ricardo.