Página inicial O que acontece Resíduos industriais são transformados em tijolos ecológicos
Graduação Geral Videira

Resíduos industriais são transformados em tijolos ecológicos

Um projeto de iniciação científica em desenvolvimento na Unoesc Videira, pelo acadêmico da nona fase do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Robbin Alex Reyes Zanotti, utiliza resíduos industriais para fabricação de tijolos ecológicos. Dentre os materiais utilizados, estão o pó de porcelanato, mármore e granito, extraídos do lixamento, polimento e corte, além da cinza pesada […]


Um projeto de iniciação científica em desenvolvimento na Unoesc Videira, pelo acadêmico da nona fase do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Robbin Alex Reyes Zanotti, utiliza resíduos industriais para fabricação de tijolos ecológicos. Dentre os materiais utilizados, estão o pó de porcelanato, mármore e granito, extraídos do lixamento, polimento e corte, além da cinza pesada resultante da queima de madeiras nas caldeiras industriais.

Todos  esses materiais, explica o professor doutor Jean Carlo Salomé dos Santos Menezes, são depositados em aterros de resíduos industriais, pelos quais as empresas pagam altos valores para a sua retirada e destinação adequada. Somente uma empresa de Caçador, produz mensalmente uma média de 7 toneladas de resíduos de mármores e granitos que poderiam ser reaproveitados. O mesmo acontece com o pó de porcelanato produzido em larga escala por empresas da região de Criciúma, no sul do Estado.

Composição do Tijolo

A massa que dará origem ao tijolo ecológico leva em sua composição argila e água, materiais básicos, aos quais são adicionados o pó de porcelanato, cinza ou pó de mármore ou granito, que formarão o solo cimento. Esses três componentes possuem silica como material básico  e substituem a areia na fabricação do tijolo.  Após esse processo, a composição é colocada em uma prensa hidráulica onde ganhará formato e consistência até a sua secagem, estando pronto para ser utilizada.

— É uma forma de aproveitar e agregar valor ao produto que seria desperdiçado. Além de reduzir a quantidade de materiais despejados na natureza, aumentam as áreas que podem ser aproveitadas para o cultivo de alimentos, ou outras atividades agropecuárias, visto que diminuirão os espaços para construção de aterros — esclarece o professor.

Vantagens do tijolo ecológico sobre o tradicional

O acadêmico da Unoesc Videira Robbin Alex Reyes Zanotti ressalta que o tijolo ecológico já passou por todos os testes no laboratório de tratamento de água, efluentes e resíduos industriais, onde está sendo fabricado, e está pronto para ser patenteado por alguma empresa que tenha interesse em explorar esse processo.

— Esse tijolo difere do tradicional, pois dispensa a queima, não requerendo o uso de lenha, gás, carvão ou eletricidade. Sendo a sustentabilidade do processo, a sua principal vantagem — aponta Zanotti.

Outro fator importante do produto é o seu design, do tipo modular, que reduz em muito o valor da mão de obra e o tempo gasto na hora da construção. Eles são colocados sobrepostos e encaixados, reduzindo também a argamassa utilizada para montagem de uma parede por exemplo.

Novas fontes de matéria-prima para a construção civil

Zanotti explica que no atual cenário, onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos, a procura por novas fontes de matéria-prima e processos que causem um menor impacto no meio ambiente, são alternativas de sustentabilidade. 

— Essa preocupação chegou também ao setor da construção civil. A reciclagem de resíduos, o desenvolvimento sustentável e a eliminação do desperdício no canteiro de obras por meio da racionalização de materiais e mão de obra são desafios a serem superados — afirma o acadêmico.

O solo utilizado na composição do solo-cimento foi coletado em Videira e trata-se do tipo Argissolos (Terras Bruna e Bruna Roxa Estruturadas), utilizado para a fabricação dos tijolos ecológicos, quando adicionada a sílica para aumentar a sua porosidade.

O acadêmico tambem contou com a orientação do professor Rodrigo Mendes.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.