Resultado de pesquisa de Biotecnologia é publicado em livros
As acadêmicas do curso de Biotecnologia Industrial da Unoesc Videira, Nathalia Turkot Candiago e Rafaela Ansiliero, tiveram suas pesqusias publicadas em capítulos de livros da Atena Editora. A aluna Rafaela, com o trabalho “Otimização da Técnica de Real Time-PCR para Análise Quantitativa da Expressão de Genes Relacionados ao Câncer de Intestino”, publicou capítulo no livro O […]
Publicado em 23/06/2021
Por Unoesc
As acadêmicas do curso de Biotecnologia Industrial da Unoesc Videira, Nathalia Turkot Candiago e Rafaela Ansiliero, tiveram suas pesqusias publicadas em capítulos de livros da Atena Editora.
A aluna Rafaela, com o trabalho “Otimização da Técnica de Real Time-PCR para Análise Quantitativa da Expressão de Genes Relacionados ao Câncer de Intestino”, publicou capítulo no livro O fortalecimento intensivo das ciências biológicas e suas interfaces. O estudo de Rafaeela teve como objetivo a otimização da técnica de Real Time-PCR (qPCR) para análise quantitativa da expressão gênica de ratos tratados com Lactobacillus probióticos, para prevenção de lesões cancerosas no cólon em experimentos in vivo. Foi otimizada e analisada a expressão dos genes p53, Bcl-2, IL-10, TNF-α e FAS, aplicados para comprovar o efeito dos probióticos na defesa do organismo. A publicação pode ser conferida na íntegra acessando o site da Editora Atena.
Já a aluna Nathalia Candiago, desenvolveu o estudo “Microencapsulação de Produtos Alimentícios Pet com Levedura Probiótica”, e teve sua publicação no livro Sustentabilidade em Ciência e Tecnologia de Alimentos 2, de 2021. Neste capítulo, são apresentados dois exemplos de produtos biotecnológicos inovadores, com adição da levedura probiótica microencapsulada: um petisco de traqueia suína e um molho de carne. A pesquisa é um ótimo exemplo da obtenção de alimentos inovadores e com potencial mercadológico e de produção sustentável, contribuindo para o mercado pet brasileiro. Confira o capítulo na íntegra no link da Editora Atena.
O desenvolvimento das pesquisas, financiadas pela FAPESC e o CNPq, foi efetuado no Núcleo Biotecnológico da Unoesc Videira, sendo orientadas pelos professores Dr. César Milton Baratto e Dra. Jane Mery Gelinski, com auxílio da mestranda Sheila Baroncello.