Resultado de pesquisa de Biotecnologia é publicado em revista científica internacional
A acadêmica Nathalia Turkot Candiago, do curso de Biotecnologia da Unoesc Videira, teve artigo publicado recentemente na revista internacional European Journal of Agriculture and Food Sciences. O trabalho, realizado em conjunto com a mestranda Sheila Baroncello e docentes do curso, abordou a pesquisa e desenvolvimento do produto petiscos de carne de animal para PET. Para […]
Publicado em 27/07/2020
Por Unoesc
A acadêmica Nathalia Turkot Candiago, do curso de Biotecnologia da Unoesc Videira, teve artigo publicado recentemente na revista internacional European Journal of Agriculture and Food Sciences.
O trabalho, realizado em conjunto com a mestranda Sheila Baroncello e docentes do curso, abordou a pesquisa e desenvolvimento do produto petiscos de carne de animal para PET.
Para o processo de criação do produto, a carne de porco e subprodutos foram separados mecanicamente, como a traqueia, para fabricação de um petisco contendo a levedura probiótica encapsulada Saccharomyces boulardii, como matéria-prima.
A ideia levou em consideração a tendência global de minimizar perdas, usando subprodutos de matadouros, como parte da produção sustentável de alimentos, tanto para consumo humano quanto animal.
Outra tendência crescente é o desenvolvimento de rações para animais com propriedades benéficas para a saúde do consumidor, assim como no desenvolvimento de alimentos com propriedades benéficas para a saúde dos animais.
O índice de aceitabilidade do petisco probiótico produzido para animais de estimação foi de 77,8%.
O estudo concluiu que S. boulardii fornece características probióticas benéficas para pet snack, cuja composição apresenta altos níveis de proteína (57,50%). Assim, o novo produto pet tem um bom apelo para o mercado de produtos funcionais.
Além da Acadêmica Nathalia Turkot Candiago e da mestranda Sheila Baroncello, o trabalho contou com a colaboração e orientação dos professores dr. César Milton Baratto, dr. Vinicius Caliari e dra. Jane Mery Gelinski.
Confira o artigo na íntegra, clicando aqui.