Resultados do Programa de Iniciação à docência são divulgados em Seminário Institucional
Os resultados de trabalhos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foram apresentados no 6º Seminário Institucional do programa realizado na Unoesc Joaçaba e que teve como tema “Universidade e escola: diálogos sobre formação docente”. O evento aconteceu na segunda-feira, 30, e foi acompanhado por mais de 250 pessoas, entre elas, mais de […]
Publicado em 01/11/2017
Por Unoesc
Os resultados de trabalhos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foram apresentados no 6º Seminário Institucional do programa realizado na Unoesc Joaçaba e que teve como tema “Universidade e escola: diálogos sobre formação docente”. O evento aconteceu na segunda-feira, 30, e foi acompanhado por mais de 250 pessoas, entre elas, mais de 180 bolsistas pertencentes aos cursos de Pedagogia, Música e Educação Física, de todos os campi da Universidade.
O seminário teve início com uma apresentação musical e em seguida foi realizada a composição da mesa de honra. Na sequência, os presentes acompanharam a palestra “Educação Básica e Formação Docente”, ministrada pelo professor Doutor Aristides Cimadon.
– Foi uma palestra que mostrou para os alunos a importância da profissão docente e o que é necessário para se tornar um professor com qualidade e competência – destacou a coordenadora institucional do PIBID Regina Oneda de Mello.
Depois foram expostos os trabalhos oriundos do PIBID. O programa incentiva a iniciação à docência, oferecendo bolsas para que os alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, sendo orientados por coordenadores de área.
— Eu tinha outra visão de como funcionava a sala de aula antes de entrar no PIBID e agora posso acompanhar a rotina com mais frequência. Os professores e colaboradores nos trazem muitos desafios, o que torna tudo muito mais interessante — afirmou a bolsista Aline Laura Rosange, que frequenta o curso de pedagogia na Unoesc São Miguel d’ Oeste.
Já o pró-reitor de Graduação da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes, destacou que a vivência na sala de aula, seja em escolas municipais ou estaduais, proporciona ao aluno aplicar na prática, a teoria que aprende, se tronando um profissional mais preparado.
— Hoje há muita dificuldade em se encontrar professores em várias áreas para ensino médio e fundamental. Isso em parte, é reflexo de vários aspectos que contribuem negativamente para o processo de formação e o PIBID ao contrário disso, valoriza e dá uma nova dinâmica para esse processo. Isso agrega para o aluno e engrandece também os cursos de licenciatura — enfatizou o pró-reitor.
Ainda no seminário aconteceu o anúncio das publicações dos anais do evento e de dois livros: um contendo artigos escritos pelos bolsistas, supervisores e coordenadores de área e outro sobre objetos pedagógicos produzidos pelos bolsistas, para a coordenadora institucional do projeto representa um momento de reconhecimento do trabalho realizado pela Unoesc em parceria com as escolas públicas.
— Pelos resultados que observamos nas visitas às escolas e nos relatórios, tenho a convicção que temos feito um trabalho bem feito e por isso fica o sentimento de gratidão — afirmou a coordenadora institucional do PIBID Regina Oneda de Mello.