Página inicial O que acontece Resultados do Programa de Iniciação à docência são divulgados em Seminário Institucional
Graduação Seminário Joaçaba

Resultados do Programa de Iniciação à docência são divulgados em Seminário Institucional

Os resultados de trabalhos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foram apresentados no 6º Seminário Institucional do programa realizado na Unoesc Joaçaba e que teve como tema “Universidade e escola: diálogos sobre formação docente”. O evento aconteceu na segunda-feira, 30, e foi acompanhado por mais de 250 pessoas, entre elas, mais de […]


Os resultados de trabalhos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foram apresentados no 6º Seminário Institucional do programa realizado na Unoesc Joaçaba e que teve como tema “Universidade e escola: diálogos sobre formação docente”. O evento aconteceu na segunda-feira, 30, e foi acompanhado por mais de 250 pessoas, entre elas, mais de 180 bolsistas pertencentes aos cursos de Pedagogia, Música e Educação Física, de todos os campi da Universidade.

 O seminário teve início com uma apresentação musical e em seguida foi realizada a composição da mesa de honra. Na sequência, os presentes acompanharam a palestra “Educação Básica e Formação Docente”, ministrada pelo professor Doutor Aristides Cimadon.

 – Foi uma palestra que mostrou para os alunos a importância da profissão docente e o que é necessário para se tornar um professor com qualidade e competência – destacou a coordenadora institucional do PIBID Regina Oneda de Mello.

 Depois foram expostos os trabalhos oriundos do PIBID. O programa incentiva a iniciação à docência, oferecendo bolsas para que os alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, sendo orientados por coordenadores de área.

 — Eu tinha outra visão de como funcionava a sala de aula antes de entrar no PIBID e agora posso acompanhar a rotina com mais frequência. Os professores e colaboradores nos trazem muitos desafios, o que torna tudo muito mais interessante — afirmou a bolsista Aline Laura Rosange, que frequenta o curso de pedagogia na Unoesc São Miguel d’ Oeste.

  Já o pró-reitor de Graduação da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes, destacou que a vivência na sala de aula, seja em escolas municipais ou estaduais, proporciona ao aluno aplicar na prática, a teoria que aprende, se tronando um profissional mais preparado.

 — Hoje há muita dificuldade em se encontrar professores em várias áreas para ensino médio e fundamental. Isso em parte, é reflexo de vários aspectos que contribuem negativamente para o processo de formação e o PIBID ao contrário disso, valoriza e dá uma nova dinâmica para esse processo. Isso agrega para o aluno e engrandece também os cursos de licenciatura — enfatizou o pró-reitor.

Ainda no seminário aconteceu o anúncio das publicações dos anais do evento e de dois livros: um contendo artigos escritos pelos bolsistas, supervisores e coordenadores de área e outro sobre objetos pedagógicos produzidos pelos bolsistas, para a coordenadora institucional do projeto representa um momento de reconhecimento do trabalho realizado pela Unoesc em parceria com as escolas públicas.

 — Pelos resultados que observamos nas visitas às escolas e nos relatórios, tenho a convicção que temos feito um trabalho bem feito e por isso fica o sentimento de gratidão — afirmou a coordenadora institucional do PIBID Regina Oneda de Mello.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.