Página inicial O que acontece Roda de café reúne professores da rede estadual de ensino
Graduação Geral Videira

Roda de café reúne professores da rede estadual de ensino

“Café com Engenharia”, a Química e a Física na Produção da Bebida. Esse foi tema de um encontro promovido pelo curso de Engenharia Química da Unoesc Videira, no dia 29 de abril, e reuniu um grupo de 27 professores do ensino médio, que lecionam disciplinas  de física e química, em escolas da rede estadual de […]


“Café com Engenharia”, a Química e a Física na Produção da Bebida. Esse foi tema de um encontro promovido pelo curso de Engenharia Química da Unoesc Videira, no dia 29 de abril, e reuniu um grupo de 27 professores do ensino médio, que lecionam disciplinas  de física e química, em escolas da rede estadual de ensino.

Na roda de conversa, que teve por objetivo, refletir sobre as disciplinas de exatas, não poderia faltar o café e, por consequência, as explicações sobre como preparar um bom cafezinho. Afinal, ele é considerado a bebida preferida pelos brasileiros. Está em todos os lares, repartições públicas, estabelecimentos de comércio, empresas, escolas. Está em todos os lugares.

No entanto, antes de chegar à mesa do consumidor, para ser usado de maneira rápida e fácil, o café passa por uma série de processos físico-químicos para ganhar cor, textura e sabor, afirmou o professor Rodrigo Geremias, coordenador do curso de Engenharia Química e organizador do evento.

— O café, por exemplo, tem que ser secado, torrado, moído e por fim preparado para virar uma deliciosa bebida — garantiu.

Além das explicações sobre o processo de produção do café, os professores debateram também, sobre o papel do educador da área de exatas e sua importância, visando estimular o estudante do ensino médio a ingressar no promissor mercado da agroindústria.

—Foi uma conversa muito promissora e só temos a agradecer a participação e envolvimento dos colegas professores das escolas públicas que, de forma aberta, participaram dessa conversa, onde além do bom cafezinho que degustamos juntos, tivemos a oportunidade de ouvir os anseios da classe e como a Unoesc, por meio do curso de Engenharia Química, pode colaborar e contribuir neste processo — concluiu Rodrigo.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.