Roda de Conversa sobre Política do Idoso acontece na Unoesc
No dia 20 de novembro a Unoesc Chapecó sediou o evento Roda de Conversa sobre Política do Idoso, no Auditório do Bloco S. O público foi composto por conselheiros dos idosos, pessoas interessadas na área, universidades que atuam com a pessoa idosa, gestores e técnicos municipais da Saúde, Educação e Assistência Social. Na ocasião, houve apresentação cultural do Grupo Harmonia […]
Publicado em 23/11/2018
Por Unoesc
No dia 20 de novembro a Unoesc Chapecó sediou o evento Roda de Conversa sobre Política do Idoso, no Auditório do Bloco S. O público foi composto por conselheiros dos idosos, pessoas interessadas na área, universidades que atuam com a pessoa idosa, gestores e técnicos municipais da Saúde, Educação e Assistência Social. Na ocasião, houve apresentação cultural do Grupo Harmonia da Cidade do Idoso.
O evento foi organizado pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), com apoio da Unoesc Chapecó, Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Conselho Estadual do Idoso, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (COEGEMAS/SC) e associações de municípios: Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNOROESTE), Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS) e Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC).
No momento da abertura do evento, o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor doutor Ricardo Antonio De Marco, apresentou o projeto da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC), enfatizando a parceria com a prefeitura Municipal de Chapecó por meio da Secretaria de Assistência Social de Chapecó (SEASC).
— Projeto modelo que promove a interligação de todas as áreas, com atividades realizadas desde o ano de 2011, atendendo ao idoso de forma integral — disse o vice-reitor sobre a UMIC.
As temáticas abordadas na Roda de Conversa foram: Conselhos de Direitos – Práticas e Desafios; Apresentação de Experiência de Conselhos e Fundos Municipais Facilitadores; Política de Atendimento ao Idoso junto aos municípios: com ênfase na Política de Assistência Social e Saúde; Apresentação da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa; Orientações sobre a realização das Conferências Municipais do Idoso.
O objetivo da roda de conversa foi possibilitar a discussão e o debate sobre o avanço no processo de implantação dos Conselhos e Fundo da Pessoa Idosa, para que os municípios tenham as orientações para poder implantar e qualificar seu funcionamento, naqueles que já contam com o Conselho. Além disso, dialogar sobre o processo de reestruturação da Política da Pessoa Idosa voltada ao atendimento enquanto política pública e sobre os desafios de sua implementação. Ainda, apresentar a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, com a presença da Coordenadoria Estadual, para que os municípios pudessem fazer a adesão.
* Texto: Sandra Maria Toffolo
* Fotos: Fabiane De Carli Tedesco