SAP da Unoesc Xanxerê realizou mais de 200 atendimentos em 2014
Atuando já há quase dois anos, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), da Unoesc Xanxerê, já atendeu a mais de 318 pessoas, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Só em 2014, o Serviço efetuou 203 atendimentos. Vinculado ao curso de Psicologia, o SAP tem a intenção de fomentar os cuidados com a saúde […]
Publicado em 15/12/2014
Por Unoesc
Atuando já há quase dois anos, o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), da Unoesc Xanxerê, já atendeu a mais de 318 pessoas, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Só em 2014, o Serviço efetuou 203 atendimentos.
Vinculado ao curso de Psicologia, o SAP tem a intenção de fomentar os cuidados com a saúde mental dos futuros profissionais, propiciando aos acadêmicos um espaço de reflexão sobre os aspectos psicológicos e as dificuldades encontradas durante a graduação. Para isso, conta com espaço próprio, composto por salas de atendimento individual, em grupos e de ludoterapia.
Além do atendimento realizado gratuitamente aos acadêmicos da Unoesc, o SAP, em parceria com a Prefeitura de Xanxerê (através da Secretaria Municipal de Saúde), atende também à demanda encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, após triagem feita por essas unidades.
— O SAP atua sobre os transtornos psicológicos das mais diversas ordens, como dificuldades de aprendizagem, conflitos familiares e problemas com a autoestima — explica a coordenadora do Serviço, Ana Paola Grando.
Atuam nos atendimentos acadêmicos do curso de Psicologia, da 9ª e 10ª fases, supervisionados por professores psicólogos de três áreas — psicanálise, sistêmica (familiar) e cognitivo-comportamental. Com isso, diariamente, o Serviço realiza oito atendimentos (tanto de forma individual quanto de família ou de casais), que duram, em média, de 50 minutos a uma hora. Para ser atendido, o paciente assina um termo de consentimento livre e esclarecido, o que garante o sigilo de sua identidade.
A psicóloga técnica do SAP, Talita Zanferari, observa que o paciente tem atendimento semanal, tendo sua alta, em média, após 20 sessões e somente depois de definição da professora psicóloga orientadora em conjunto com o acadêmico que prestou os atendimentos.
— Nesse sentido, 15 pacientes tiveram alta neste ano — informa.
Os acadêmicos do curso de Psicologia desenvolvem atendimentos no SAP por um ano, durante quatro horas semanais. Pessoas de Xanxerê interessadas em atendimentos psicológicos pelo SAP devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Plantão de Acolhimento Psicológico
Entre os serviços do SAP, destaca-se o Plantão de Acolhimento Psicológico (PAP), que objetiva a escuta da demanda trazida pela pessoa necessitada. Com enfoque emergencial, é feito o acolhimento do paciente e, caso necessário, seu posterior encaminhamento para terapia convencional no SAP.
O PAP funciona nas quartas-feiras, à tarde e à noite. Para 2015, projeta-se ampliar esse tipo de atendimento também para a comunidade.
Laboratório de Avaliação Psicológica
O SAP conta ainda com o Laboratório de Avaliação Psicológica (Lapsi), que oferece testes psicológicos como subsídios para os atendimentos, pesquisas e extensão desenvolvidos pelo curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê.
Segundo a coordenadora do SAP, o Serviço fornece um importante campo de trabalho para o futuro psicólogo, mas ainda é preciso avançar, por parte dos usuários, na compreensão de que o atendimento psicológico influencia na qualidade de vida das pessoas.
— É preciso ampliar a visão das pessoas em relação ao papel do psicólogo, pois ele promove a saúde mental, auxiliando as pessoas a resolverem suas dificuldades — analisa.
E para a psicóloga técnica do SAP, a importância do Serviço reside no fato de oferecer a prática clínica dos acadêmicos, o que auxilia sobremaneira em sua formação profissional.
No momento, o SAP entrou em recesso, retornando com suas atividades em fevereiro de 2015. Para mais informações sobre os atendimentos do SAP, deve-se entrar em contato pelo telefone (49) 3441-7091.
Unoesc é reconhecida oficialmente como Universidade Comunitária
Desde 30 de outubro de 2014, a Unoesc é oficialmente reconhecida como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices), conforme a portaria nº 634, publicada nesse dia pela Secretaria de Supervisão e Regulação da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação.
Em virtude disso, a Unoesc torna-se uma das primeiras universidades brasileiras a receber a qualificação nos termos da Lei das Universidades Comunitárias, sancionada no ano passado.
Em Santa Catarina, onde o modelo comunitário é mais representativo, as Ices foram criadas pelo poder público municipal a partir da necessidade de expandir o ensino superior para o interior do estado. Como instituições sem fins lucrativos, a cobrança da mensalidade serve para o custeio das atividades. Assim, para receber a qualificação, é preciso comprovar que os recursos são investidos integralmente na própria instituição.
Outra característica marcante da identidade comunitária se reflete nas ações e serviços que a instituição desenvolve nas áreas da educação, saúde, assistência social, tecnologia, meio ambiente, cultura e de lazer. Apenas no último ano, por exemplo, aproximadamente 100 mil pessoas foram beneficiadas pelos programas de alcance social e serviços gratuitos oferecidos pela Unoesc.