Semana do Conhecimento marca encerramento do ano letivo e formatura da UMIC
No final de novembro, aconteceu a “Semana do Conhecimento” promovida pela Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC). O evento aconteceu no formato online e marcou o encerramento do ano letivo da UMIC. Com diferentes temas, as atividades foram promovidas por meio de vídeos, publicações no youtube, interações e socializações via whatsapp. As turmas da melhor idade aproveitaram os […]
Publicado em 17/12/2020
Por Unoesc
No final de novembro, aconteceu a “Semana do Conhecimento” promovida pela Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC). O evento aconteceu no formato online e marcou o encerramento do ano letivo da UMIC. Com diferentes temas, as atividades foram promovidas por meio de vídeos, publicações no youtube, interações e socializações via whatsapp. As turmas da melhor idade aproveitaram os conteúdos propostos: “Me aposentei, e agora?; Órgãos de Defesa da Cidadania; Cuidados e Acessibilidade para Todos; Estatuto do Idoso; Como comunicar-se melhor; Reinserção dos idosos no mundo do trabalho e Marketing Pessoal”. As aulas foram ministradas por profissionais das diversas áreas dos cursos de graduação da Unoesc Chapecó, promovendo socializações de conhecimentos dentro e fora da instituição.
Para a estudante da UMIC, Sônia Maria Carbonera a semana passou múltiplos conhecimentos com professores especializados.
— Já repassei alguns vídeos para meus familiares, os temas são importantes e foram abordados de uma forma muito clara. Gratidão é a palavra e o sentimento que resume tudo o que vimos desta semana do conhecimento — comenta.
Outra estudante, Edith Stieven Potrich, agradeceu emocionada por todo o conhecimento proporcionado.
— Só tenho a agradecer pela oportunidade que tivemos. A UMIC é luz em nossas em nossas vidas! — afirma.
Durante o evento, os profissionais também abordaram os aspectos da discriminação na sociedade com os idosos. Para a coordadora da UMIC e responsável pelo Programa Educação ao Longo da Vida (ELV) professora Sandra Maria Toffolo é importante falar sobre isso para estimular o empoderamento do idoso.
— A importância do empoderamento dessa faixa etária cabe a todos, a começar por eles próprios, ampliando suas janelas do conhecimento, possibilitando a autonomia e protagonismo de suas próprias histórias, sabendo onde buscar seus direitos bem como, sabendo de seus deveres para a atuação, reconhecimento e respeito onde quer que estejam inseridos — comenta.
A Semana do Conhecimento obteve um grande alcance e engajamento nas redes sociais. De acordo com a coordenadora, durante o período de pandemia e isolamento social o Programa ELV e UMIC realizou atividades e ações que impactaram aproximadamente cinco mil idosos. Nesta 6ª turma, concluíram o curso vinte e oito idosos com formatura agendada para maio de 2021.
A UMIC é um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó desde 2011, atendendo idosos que residem em Chapecó, que, saibam ler e escrever e que tenham idade acima de 60 anos, possibilitando que retornem aos bancos escolares resgatando sonhos e possibilitando a ampliação de conhecimentos.
*Texto com a colaboração da Professora Sandra Maria Toffolo