Semana do empreendedor em Campos Novos destaca estimulo à inovação na Unoesc
O suporte oferecido às ideias inovadoras pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba foi o tema de abertura da Semana do Empreendedor de Campos Novos. O evento, organizado por entidades locais, iniciou na terça-feira (11). O responsável do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba, Michel Carlesso Ávila, apontou caminhos […]
Publicado em 14/11/2014
Por Unoesc
O suporte oferecido às ideias inovadoras pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba foi o tema de abertura da Semana do Empreendedor de Campos Novos. O evento, organizado por entidades locais, iniciou na terça-feira (11). O responsável do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba, Michel Carlesso Ávila, apontou caminhos para que as boas ideias se transformem em negócios e relatou como a Unoesc estimula a inovação e o empreendedorismo.
De acordo com o professor Michel, a cultura da inovação tem se fortalecido a medida que cresce o apoio de entidades e órgãos governamentais para as pessoas empreendedoras. Mas para aproveitar os incentivos é preciso antes sair da zona de conforto e inovar.
— Ao invés de reclamar dos problemas é necessário ver as oportunidades. Se você está no mercado, precisa trabalhar para o crescimento e assim perceber as alternativas para se consolidar no mercado competitivo — incentiva o professor.
Para exemplificar, ele apresentou o projeto desenvolvido por Severino de Déa, pré-incubado na Unoesc. Severino está desenvolvendo um equipamento para beneficiar resíduos têxteis. A intenção é criar um reciclador de aparas de tecido para produzir de estopa. Na Pré-incubadora, ele tem acesso às assessorias tecnológicas, comercial, jurídica e de gestão, fundamentais para que a ideia possa sair do papel.
Severino ainda não concluiu a ideia e trabalha para transformar o seu projeto em negócios de sucesso. Depois de uma pesquisa aprofundada no mercado catarinense e algumas alterações da proposta inicial, ele começa a colher os resultados. Com a ideia do reciclador de tecido, o empreendedor venceu o prêmio Sinapse da Inovação e foi finalista do programa Tecnova.
— Não é simples, me dedico muito nesse projeto e com a ajuda da pré-incubadora da Unoesc os resultados estão surgindo — comemora Severino.
Programação
Com programação gratuita e aberta à comunidade, a Semana do Empreendedor terminou quinta-feira (13), com a palestra com Valmir Tortelli, da empresa NDDigital, de Lages. Ainda teve o lançamento do livro O que Eu Faria? e a apresentação do programa Fábrica de Ideias Empreendedoras do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acircan.
*Com informações da Folha Independente