Página inicial O que acontece Semana do empreendedor em Campos Novos destaca estimulo à inovação na Unoesc
Graduação Inserção Social Campos Novos

Semana do empreendedor em Campos Novos destaca estimulo à inovação na Unoesc

O suporte oferecido às ideias inovadoras pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba foi o tema de abertura da Semana do Empreendedor de Campos Novos. O evento, organizado por entidades locais, iniciou na terça-feira (11). O responsável do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba, Michel Carlesso Ávila, apontou caminhos […]


Professor Michel Ávila (C) palestra na abertura da Semana do Empreendedor (foto Folha Independente)O suporte oferecido às ideias inovadoras pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba foi o tema de abertura da Semana do Empreendedor de Campos Novos. O evento, organizado por entidades locais, iniciou na terça-feira (11). O responsável do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Pré-incubadora de Empresas da Unoesc Joaçaba, Michel Carlesso Ávila, apontou caminhos para que as boas ideias se transformem em negócios e relatou como a Unoesc estimula a inovação e o empreendedorismo.

De acordo com o professor Michel, a cultura da inovação tem se fortalecido a medida que cresce o apoio de entidades e órgãos governamentais para as pessoas empreendedoras. Mas  para aproveitar os incentivos é preciso antes sair da zona de conforto e inovar.

— Ao invés de reclamar dos problemas é necessário ver as oportunidades. Se você está no mercado, precisa trabalhar para o crescimento e assim perceber as alternativas para se consolidar no mercado competitivo — incentiva o professor.

Para exemplificar, ele apresentou o projeto desenvolvido por Severino de Déa, pré-incubado na Unoesc. Severino está desenvolvendo um equipamento para beneficiar resíduos têxteis. A intenção é criar um reciclador de aparas de tecido para produzir de estopa. Na Pré-incubadora, ele tem acesso às assessorias tecnológicas, comercial, jurídica e de gestão, fundamentais para que a ideia possa sair do papel.

Severino ainda não concluiu a ideia e trabalha para transformar o seu projeto em negócios de sucesso. Depois de uma pesquisa aprofundada no mercado catarinense e algumas alterações da proposta inicial, ele começa a colher os resultados. Com a ideia do reciclador de tecido, o empreendedor venceu o prêmio Sinapse da Inovação e foi finalista do programa Tecnova.

— Não é simples, me dedico muito nesse projeto e com a ajuda da pré-incubadora da Unoesc os resultados estão surgindo — comemora Severino.

Programação

Com programação gratuita e aberta à comunidade, a Semana do Empreendedor terminou quinta-feira (13), com a palestra com Valmir Tortelli, da empresa NDDigital, de Lages. Ainda teve o lançamento do livro O que Eu Faria? e a apresentação do programa Fábrica de Ideias Empreendedoras do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acircan.

 

*Com informações da Folha Independente

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.