Seminário comemorou Dia do Livro Infantil, leitura e literatura
Em seu texto Direitos humanos e Literatura, o critico literário Antonio Cândido defende que a literatura é, ou ao menos deveria ser, um direito básico do ser humano, pois a ficção/fabulação atua no caráter e na formação dos sujeitos. Para ele, a literatura é “o sonho acordado da civilização”, e assim como não é possível […]
Publicado em 23/04/2018
Por Unoesc
Em seu texto Direitos humanos e Literatura, o critico literário Antonio Cândido defende que a literatura é, ou ao menos deveria ser, um direito básico do ser humano, pois a ficção/fabulação atua no caráter e na formação dos sujeitos. Para ele, a literatura é “o sonho acordado da civilização”, e assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem sonho durante o sono, “talvez não haja equilíbrio social sem a literatura”.
Foi com esse propósito que acadêmicas da 3ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Videira realizaram terça-feira, 17 de abril, o Seminário de Literatura infantil.
O evento lembrou importantes datas como o Dia internacional do livro infantil em 02 de abril, dia Nacional da Biblioteca, comemorado em 09 de abril, dia Nacional do Livro Infantil celebrado em 18 de abril e Dia Mundial dos Direitos do Autor, lembrados no dia 23 do mesmo mês.
— Já é tradição no curso de Pedagogia celebrar com a comunidade acadêmica da Unoesc, mais especificamente, com os acadêmicos do Curso de Pedagogia, datas comemorativas, alusivas ao livro infantil, à leitura e à literatura a fim de criar situações pedagógicas e culturais de muita construção e socialização de conhecimentos que ajudam sedimentar entre os futuros pedagogos a ideia de que o acesso à leitura e à literatura é um direito de todos — afirmou a professora Lia Fausta Bonila Colomé, titular do componente curricular que organizou o seminário.
Durante o seminário, as estudantes encantaram o público presente com apresentação de poemas, contação de histórias e trechos de leituras de renomados escritores brasileiros e internacionais, como forma de reverenciar as datas.
Para as acadêmicas do curso de Pedagogia da Unoesc Videira, estas atividades são importantes, porque demanda, por parte do futuro professor, muita leitura, pesquisas, organização didática e pedagógica do momento a protagonização real de uma situação de aprendizagem concreta no ambiente acadêmico.
Para elas, fica o desejo de que esta noite festiva tenha oportunizando reflexões necessárias à boa formação acadêmica dos futuros educadores, ampliando os conhecimentos e motivando todos a expandirem seus repertórios culturais muita leitura de bons livros.