Seminário discutirá sobre saúde mental do trabalhador
Neste ano o 4º Seminário em Saúde do Trabalhador inicia a sua programação, nos dias 22 e 23 de abril, com atividades voltadas para os trabalhadores rurais de Joaçaba e Luzerna. O encerramento, aberto ao público em geral, ocorrerá na terça-feira, dia 28 de abril, às 19h, no auditório Afonso Dresch, da Unoesc Joaçaba. Para participar […]
Publicado em 14/04/2015
Por Unoesc
Neste ano o 4º Seminário em Saúde do Trabalhador inicia a sua programação, nos dias 22 e 23 de abril, com atividades voltadas para os trabalhadores rurais de Joaçaba e Luzerna. O encerramento, aberto ao público em geral, ocorrerá na terça-feira, dia 28 de abril, às 19h, no auditório Afonso Dresch, da Unoesc Joaçaba.
Para participar basta preencher a ficha de inscrição, que encontra-se no site do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba, até 27 de abril. Na Unoesc, haverá a apresentação dos dados de adoecimento dos trabalhadores na região, a palestra sobre “Saúde mental e trabalho” com o professor doutor da UFSC, Roberto Moraes Cruz, bem como a premiação do concurso fotográfico, cujo regulamento está disponível na internet.
O evento, promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), conta com a parceria do mestrado em Biociências e Saúde. O coordenador do curso, professor doutor Jovani Antonio Steffani explica a importância desse trabalho junto à Unoesc.
— O mestrado tem uma linha e um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq que tem como objetivo o estudo da saúde do trabalhador. Dessa forma, a CIST tem uma base científica para dar suporte às suas ações — relata.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joaçaba, Jair Antonio Schüler, a escolha do tema “saúde mental” se deve principalmente à sugestão feita pela maioria dos participantes no seminário realizado no ano passado. A CIST acatou a sugestão e se propôs a discutir o assunto.
Além disso Jair Schüler ressalta que o seminário coloca em evidência a estreita relação que há entre o trabalho e o adoecimento do trabalhador.
— Nesse evento, trabalhadores, empregadores, instituições de ensino, poder público e diversas outras entidades param por algumas horas para refletir sobre essa problemática e buscam alternativas para minimizar os problemas de saúde provocados pelo trabalho — afirma.
Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST)
É um órgão consultivo e de assessoramento do Conselho Municipal de Saúde que tem como principal objetivo o estudo e a discussão da relação saúde e trabalho, de forma ampla e intersetorial, propondo alternativas que possam vir a minimizar os efeitos de adoecimento provocados pela atividade laboral do cidadão.
Os membros da CIST têm um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos ao cargo por suas entidades para mais de um mandato. O órgão possui dez membros titulares e é coordenado pela servidora Marisa Magali Wames, do INSS.