Seminário discutiu Morfologia Humana: imunidade e qualidade de vida
Para oportunizar aos acadêmicos dos cursos da área da Saúde, a Unoesc Videira realizou, no dia 4 de dezembro, o II Seminário Integrado de Morfologia Humana: Imunidade e Qualidade de Vida. O evento aconteceu de forma remota e focou na discussão e aprofundamento de conceitos relacionados ao corpo humano. — Essa temática foi escolhida, pois neste ano, com a pandemia […]
Publicado em 14/12/2020
Por Unoesc
Para oportunizar aos acadêmicos dos cursos da área da Saúde, a Unoesc Videira realizou, no dia 4 de dezembro, o II Seminário Integrado de Morfologia Humana: Imunidade e Qualidade de Vida. O evento aconteceu de forma remota e focou na discussão e aprofundamento de conceitos relacionados ao corpo humano.
— Essa temática foi escolhida, pois neste ano, com a pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2, a Covid-19 levou muitas pessoas a reverem seus hábitos e buscarem alternativas mais saudáveis para desenvolver uma imunidade mais efetiva – afirma a professora Vanessa Wegner Agostini, organizadora do evento.
Nessa busca, muitas pessoas procuraram nutricionistas e profissionais de educação física para melhorar a alimentação e o condicionamento físico. Os farmacêuticos, além de verem o aumento da venda de complexos vitamínicos e remédios que prometiam combater a Covid-19, juntamente com biotecnogistas, estão na linha de frente no estudo de vacinas e bioprodutos mais eficazes na prevenção e tratamento dessa e outras doenças.
— Nesse contexto, o II Seminário integrado de Morfologia Humana se propôs a trazer para discussão, temas relacionados à disbiose e aos imunodiagnósticos— reiterou a professora Vanessa Agostini.
O seminário contou com a colaboração de profissionais da área que promoveram vários momentos para discussões e apresentação dos assuntos relacionados. A nutricionista e professora Marceli Pitt Coser falou sobre as funções do sistema gastrointestinal, ressaltando a importância de uma boa alimentação para manter uma microbiota intestinal saudável e os problemas causados pela disbiose, especialmente o surgimento de muitas doenças, inclusive autoimunes.
Já o professor e farmacêutico Evandro Brandelero trouxe os principais exames que são realizados na rotina laboratorial na busca por antígenos e anticorpos para o diagnóstico de várias doenças. Para finalizar, explicou sobre os nove tipos de exames realizados para diagnóstico da Covid-19 e quando cada um é realizado.
Durante o seminário, os estudantes dos cursos de farmácia, nutrição, biotecnologia e Educação física, da Unoesc Videira, e os participantes da comunidade externa, puderam participar efetivamente com comentários e perguntas, esclarecendo as dúvidas e agregando conhecimento ao que haviam aprendido durante as aulas de anatomia, microbiologia e imunologia durante este segundo semestre letivo.