Página inicial O que acontece Seminário discutiu Morfologia Humana: imunidade e qualidade de vida
Seminário Graduação Videira

Seminário discutiu Morfologia Humana: imunidade e qualidade de vida

Para oportunizar aos acadêmicos dos cursos da área da Saúde, a Unoesc Videira realizou, no dia 4 de dezembro, o II Seminário Integrado de Morfologia Humana: Imunidade e Qualidade de Vida. O evento aconteceu de forma remota  e focou na discussão e aprofundamento de conceitos relacionados ao corpo humano. — Essa temática foi escolhida, pois neste ano, com a pandemia […]


Para oportunizar aos acadêmicos dos cursos da área da Saúde, a Unoesc Videira realizou, no dia 4 de dezembro, o II Seminário Integrado de Morfologia Humana: Imunidade e Qualidade de Vida. O evento aconteceu de forma remota  e focou na discussão e aprofundamento de conceitos relacionados ao corpo humano.

— Essa temática foi escolhida, pois neste ano, com a pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2, a Covid-19 levou muitas pessoas a reverem seus hábitos e buscarem alternativas mais saudáveis para desenvolver uma imunidade mais efetiva – afirma a professora Vanessa Wegner Agostini, organizadora do evento.

Nessa busca, muitas pessoas procuraram nutricionistas e profissionais de educação física para melhorar a alimentação e o condicionamento físico. Os farmacêuticos, além de verem o aumento da venda de complexos vitamínicos e remédios que prometiam combater a Covid-19, juntamente com biotecnogistas, estão na linha de frente no estudo de vacinas e bioprodutos mais eficazes na prevenção e tratamento dessa e outras doenças.

— Nesse contexto, o II Seminário integrado de Morfologia Humana se propôs a trazer para discussão, temas relacionados à disbiose e aos imunodiagnósticos— reiterou a professora Vanessa Agostini.

O seminário contou com a colaboração de profissionais da área que promoveram vários momentos para discussões e apresentação dos assuntos relacionados.  A nutricionista e professora Marceli Pitt Coser falou sobre as funções do sistema gastrointestinal, ressaltando a importância de uma boa alimentação para manter uma microbiota intestinal saudável e os problemas causados pela disbiose, especialmente o surgimento de muitas doenças, inclusive autoimunes.

Já o professor e farmacêutico Evandro Brandelero trouxe os principais exames que são realizados na rotina laboratorial na busca por antígenos e anticorpos para o diagnóstico de várias doenças. Para finalizar, explicou sobre os nove tipos de exames realizados para diagnóstico da Covid-19 e quando cada um é realizado.

Durante o seminário, os estudantes dos cursos de farmácia, nutrição, biotecnologia e Educação física, da Unoesc Videira, e os participantes da comunidade externa, puderam participar efetivamente com comentários e perguntas, esclarecendo as dúvidas e agregando conhecimento ao que haviam aprendido durante as aulas de anatomia, microbiologia e imunologia durante este segundo semestre letivo.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.