Seminário envolve professores e estudantes de Educação Física
O desafio de reinventar a atuação profissional com palestras virtuais transmitidas pelo Hangouts Meet é o tema do Seminário de Educação Física da Unoesc Videira, que está em andamento de forma remota. Durante a abertura realizada no dia 29 de maio, Ederson Leobert (Edinho), diretor esportivo da Fundação Municipal de Esportes e egresso do curso […]
Publicado em 03/06/2020
Por Unoesc
O desafio de reinventar a atuação profissional com palestras virtuais transmitidas pelo Hangouts Meet é o tema do Seminário de Educação Física da Unoesc Videira, que está em andamento de forma remota.
Durante a abertura realizada no dia 29 de maio, Ederson Leobert (Edinho), diretor esportivo da Fundação Municipal de Esportes e egresso do curso em licenciatura e bacharelado, relatou sobre as atividades esportivas durante a paralisação.
Ele explicou que após portaria do governo estadual, de 21 de abril, liberando as acadêmicas e atividades ao ar livre, dentro de diversas normas, sem contato físico e protocolos rígidos, exigiu grande responsabilidade dos gestores esportivos na tomada de decisão visto que até o momento toda a estrutura esportiva está paralisada e os calendários esportivos estão suspensos.
Ele comentou que a Fesporte elaborou três pré-calendários com competições de rendimento com protocolos e proposta de realizar os eventos em uma cidade somente, com rotatividade das competições em forma de “mata-mata”.
— A direção esportiva do município está sendo cautelosa quanto à participação em competições esportivas que poderão ser realizadas a partir de agosto. São medidas que estão sendo discutindo juntamente com Comitê de Videira, a fim de zelar pela saúde de atletas do nosso município— comentou Edinho.
Na segunda-feira, 01 de junho, Adriano Schlösser, coordenador do curso de psicologia da Unoesc Videira, falou sobre saúde mental em tempo de confinamento. Ele destacou que saúde física e mental andam juntas, ressaltando a importância da atividade física, muita leitura e da alimentação saudável para saúde mental neste momento de pandemia.
Para Daiane Neis, acadêmica da 7ª fase do curso de Educação Física, a temática apresentada levou os participantes, mesmo que em lugares diferentes, a uma profunda reflexão de repensar o cotidiano para que a mente não adoeça.
— Em suas palavras, o professor Adriano deixou muito claro que corpo e mente precisam estar conectados. Por isso, neste momento de pandemia todo o cuidado é essencial. Como acadêmica, agradeço aos organizadores pelo incentivo, pois aquilo que se faz com amor é transmitido e absorvido com maior ênfase — finalizou Daiane.