Seminário Macrorregional de Saúde reúne cerca de 400 pessoas na Unoesc
O 1º Seminário Macrorregional de Saúde Coletiva reuniu, recentemente, cerca de 400 profissionais, professores e acadêmicos, no Centro Cultural da Unoesc São Miguel do Oeste. Além do Seminário, a Unoesc também sediou o 1º Encontro Macrorregional da Atenção Básica e a 1ª Mostra Científica de Trabalhos, Experiências e Práticas da Estratégia Saúde da Família (ESF) […]
Publicado em 07/11/2017
Por Unoesc
O 1º Seminário Macrorregional de Saúde Coletiva reuniu, recentemente, cerca de 400 profissionais, professores e acadêmicos, no Centro Cultural da Unoesc São Miguel do Oeste. Além do Seminário, a Unoesc também sediou o 1º Encontro Macrorregional da Atenção Básica e a 1ª Mostra Científica de Trabalhos, Experiências e Práticas da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O evento teve como tema “Atenção Básica: caminhos para o fortalecimento da formação, atuação e gestão na saúde pública”.
Logo após a abertura, o público participou da mesa-redonda ” Viver, adoecer e morrer no Brasil: desafios para a formação, atuação e gestão na saúde pública”, com a presença das doutoras, Tatiana Baptista e Adelyne Pereira. Na primeira palestra do Seminário, a doutora Ângela Ortiga abordou sobre os instrumentos de planejamento e a dimensão de pessoal na Atenção Básica de Saúde. A “Política de Humanização: o caso de acolhimento na Atenção Básica”, foi tema da palestra da mestre Helen Schmitt.
No segundo dia do evento, as professoras da Unoesc, Paula Tasca e Leidimari Meneghini proferiram a palestra “Apresentação de pesquisas da macrorregião do grande Oeste: Nasf e Saúde Mental, Nasf e DCNT”. O panorama da Política Nacional da Atenção Básica e a estrutura de serviços na macrorregião do grande Oeste foi debatido pela mestre Maria da Rosa. Profissionais da área e acadêmicos também tiveram a oportunidade de participar de 13 oficinas sobre diversos temas, além de conferir a exposição de trabalhos.
Contribuição do evento para a Saúde
Segundo a professora da Unoesc, doutora Sirlei Favero Cetolin, o evento proporcionou aos participantes uma aproximação com o conceito de saúde coletiva, que consiste em um movimento sanitário de caráter social, surgido no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
— Esse movimento é composto da integração das ciências sociais com as políticas de saúde pública. As expressões ‘Saúde Pública’ e ‘Saúde Coletiva’ não são sinônimas, mas sim complementares, sendo assim, a atuação profissional na Atenção Básica possui um comprometimento com a prevenção das doenças e a promoção da saúde, que necessita ser apropriado por equipes multidisciplinares cada vez mais qualificadas — conclui a professora.
O evento, realizado pela Unoesc, contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde por meio da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste; Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC); Comissão Intergestores Regional (CIR) da Região de Saúde do Extremo-oeste e Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES).