Seminário On-line sobre as Casinhas das Infâncias será realizado no dia 29 de maio
Castelos de areia, cabanas feitas com lençóis, casas na árvore. Essas são algumas das casas em que as crianças se sentem livres para brincar. Em paralelo, durante a pandemia, o fechamento de parques e escolas, fortalece as opções de brincadeiras praticadas dentro das residências e é com o objetivo de estimular ainda mais o brincar infantil que no […]
Publicado em 25/05/2021
Por Unoesc
Castelos de areia, cabanas feitas com lençóis, casas na árvore. Essas são algumas das casas em que as crianças se sentem livres para brincar. Em paralelo, durante a pandemia, o fechamento de parques e escolas, fortalece as opções de brincadeiras praticadas dentro das residências e é com o objetivo de estimular ainda mais o brincar infantil que no dia 29 de maio acontece a 2ª edição do Seminário de Brincadeiras on-line, que faz parte da Semana Mundial do Brincar (SMB), e tem como tema: “Conectando as casinhas da infância”. O evento, organizado pelo Pibid com o apoio do curso de Educação Física, acontecerá a partir das 8h30 e os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da Unoesc.
Em termos simbólicos, a casa é a fortaleza do ser humano. Todos precisam de um teto em que possam se proteger, se refazer e se fortalecer. Assim, nesta edição da SMB, pretende-se despertar o olhar amoroso dos adultos para as “casinhas das infâncias” e um brincar que produz no coração das crianças o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular e tradicional.
Durante a programação do evento, os acadêmicos ligados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), bem como, os dos cursos das Licenciaturas e Pedagogia da Unoesc, irão partilhar as experiências vivenciadas com os conteúdos desenvolvidos nas aulas e atividades pedagógicas realizadas nas escolas e que envolvem a ludicidade, jogos, brincadeiras e contação de histórias.
— A fase das brincadeiras é mágica e encantadora, contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças. Acreditamos que este Seminário será uma oportunidade bem bacana para compartilharmos brincadeiras com a comunidade. Se inscreva e venha brincar com a gente — convidou a coordenadora do curso de Educação Física, professora Elisabeth Baretta.