Seminário Regional do Proesde é realizado na Unoesc Xanxerê
A Unoesc Xanxerê sediou, no último sábado (14), o Seminário do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – Proesde Licenciaturas. Participaram do evento em torno de 70 pessoas, entre dirigentes, professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura, bem como professores e dirigentes das redes de ensino públicas estaduais e municipais de Xanxerê e […]
Publicado em 17/07/2018
Por Unoesc
A Unoesc Xanxerê sediou, no último sábado (14), o Seminário do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – Proesde Licenciaturas. Participaram do evento em torno de 70 pessoas, entre dirigentes, professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura, bem como professores e dirigentes das redes de ensino públicas estaduais e municipais de Xanxerê e região.
O Proesde Licenciaturas é um importante programa de formação, resultado da parceria entre a Unoesc e o governo do estado de Santa Catarina. Visa, além da qualificação profissional, garantir aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Educação Física uma bolsa de estudos de 100% durante um ano. Esse financiamento, assim como outras bolsas de estudo garantida pela Unoesc, tem sido decisivo na manutenção de cursos de Licenciatura presenciais em todo Oeste de Santa Catarina.
O Proesde oferece ainda 200 horas de formação aos acadêmicos sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina e a Base Nacional Comum Curricular aprovada recentemente para o Ensino Infantil e Fundamental.
As palestras que oportunizaram momentos de estudo e reflexão foram da professora Dra. Daniela Pederiva Pensin e o professor Dr. Elcio Cechetti.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia e do Proesde Licenciaturas da Unoesc Xanxerê, professora Édina Cristina Rodrigues Ruaro, o evento atingiu seus objetivos.
— O Proesde Licenciaturas está presente em todos os campi da Unoesc visando um conjunto de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas à articulação da melhoria do ensino de Graduação ao processo de desenvolvimento socioeconômico das áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional — enfatizou a professora Édina.
* Com informações da professora Édina Cristina Rodrigues Ruaro