Seminário ressalta a importância do brincar na infância
No dia 29 de maio, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Unoesc promoveu a 2ª edição do Seminário de Brincadeiras on-line, que fez parte da Semana Mundial do Brincar (SMB). A atividade envolveu os núcleos de Pedagogia e Educação Física, bem como, teve a participação de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e […]
Publicado em 02/06/2021
Por Unoesc
No dia 29 de maio, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da Unoesc promoveu a 2ª edição do Seminário de Brincadeiras on-line, que fez parte da Semana Mundial do Brincar (SMB). A atividade envolveu os núcleos de Pedagogia e Educação Física, bem como, teve a participação de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física (Joaçaba). Ao todo, participaram 85 pessoas entre acadêmicos dos cursos da Unoesc e comunidade externa,
O seminário teve como tema: “Conectando as casinhas da infância” e na oportunidade, os acadêmicos participantes compartilharam experiências vivenciadas com os conteúdos desenvolvidos nas aulas e atividades pedagógicas realizadas nas escolas que envolvem a ludicidade, jogos, brincadeiras e contação de histórias.
De acordo com a coordenadora do Curso de Educação Física professora Elisabeth Baretta, o seminário mostrou a possibilidade da criação de diversos materiais e brinquedos de baixo custo, muitos deles que podem ser construídos pelas próprias crianças e que proporcionam experiências lúdicas e de aprendizagem muito ricas.
— A realização das atividades de extensão são oportunidades fantásticas para aproximação com a comunidade. Por meio dos brinquedos apresentados, foi possível materializar o brincar e as recordações de nossas infâncias num trabalho desenvolvido pelos bolsistas e acadêmicos. Estão de parabéns! — afirmou a professora Elisabeth.
A coordenadora institucional dos Pibid Camila Rostirola também parabenizou os participantes e destacou o quanto o seminário foi produtivo.
— O seminário foi um importante momento para refletir acerca da importância do brincar enquanto uma atividade lúdica e prazerosa, mas que contribui significativamente para o desenvolvimento infantil e para o processo de ensino-aprendizagem — finalizou a professora.