Serviço gratuito na vara da Família e Saúde Pública para população carente
Com uma média de 70 atendimentos por mês, o Núcleo de Pratica Jurídica (NPJ) da Unoesc Videira, vem ao longo dos anos prestando relevante serviço social à população vulnerável socioeconomicamente. O NPJ, por exemplo, presta orientação jurídica e a resolução de conflitos de direitos de forma consensual ou litigiosa, e também oportuniza conhecimento prático […]
Publicado em 01/06/2022
Por Unoesc
Com uma média de 70 atendimentos por mês, o Núcleo de Pratica Jurídica (NPJ) da Unoesc Videira, vem ao longo dos anos prestando relevante serviço social à população vulnerável socioeconomicamente. O NPJ, por exemplo, presta orientação jurídica e a resolução de conflitos de direitos de forma consensual ou litigiosa, e também oportuniza conhecimento prático aos acadêmicos do Curso de Direito.
Pessoas físicas dos quatro municípios que integram a comarca de Videira, poderão se beneficiar do serviço que atende nas áreas do Direito de Família ou de Saúde Pública, e possuam renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos e propriedade de bens móveis ou imóveis que não ultrapassem o valor de R$ 150 mil, conforme o padrão de definição de hipossuficiência da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.
-Além de atender pessoas carentes, o NPJ é fundamental para a formação jurídica dos acadêmicos, pois alia a teoria vista em sala de aula com a prática do dia-a-dia forense, principalmente com relação à atividade da advocacia. Os acadêmicos vivenciam a realidade no cotidiano de um escritório de advocacia — complementa a coordenadora do Núcleo, Marcia Coser Petri.
Ela explica ,que os atendimentos, são marcados em ordem de procura e dentro da disponibilidade de agenda. Inicialmente é marcada uma triagem social para verificar se parte interessada atende os critérios econômicos do NPJ.
— Passando pela triagem é designada data para atendimento da questão jurídica da parte, que será realizada pelos acadêmicos de Direito, com acompanhamento de um Professor Advogado — enfatizou.
O NPJ que funciona há mais de duas décadas em Videira, está de portas abertas para auxiliar na resolução de problemas jurídicos da população hipossuficiente dos municípios de Videira, Iomerê, Salto Veloso e Arroio Trinta. Os interessados devem buscar informações para agendamento presencialmente, pelo telefone (49) 3533-4487 ou pelo Whats app (49) 3533-4489.
Núcleo atualmente, que está situado na rua Antonio Pinto, nº 21, Bairro Alvorada, Videira/SC (próximo ao Fórum da Comarca), e atende no horário compreendido entre às 13h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.
Já a partir do segundo semestre de 2022, o Núcleo estará funcionando em novo endereço, anexo a Universidade no bairro Universitário, rua Paese.