Siepe da Unoesc compartilha projetos de pesquisas com a comunidade
A Unoesc São Miguel do Oeste está se preparando para mais uma edição do Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), um evento de grande relevância para a instituição e a sociedade em geral. Neste ano, o Siepe contará com a apresentação de 70 projetos nas modalidades de Pesquisa, […]
Publicado em 11/10/2023
Por Unoesc
A Unoesc São Miguel do Oeste está se preparando para mais uma edição do Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), um evento de grande relevância para a instituição e a sociedade em geral.
Neste ano, o Siepe contará com a apresentação de 70 projetos nas modalidades de Pesquisa, Extensão e Ensino. As apresentações serão realizadas nos dias 19 e 20, durante o Unoesc Day, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e das 19h às 22h, nas salas do Bloco D da Universidade. Os projetos serão apresentados na forma de pôster, proporcionando aos pesquisadores a oportunidade de compartilhar seus estudos e descobertas. Além dos pôsteres, os pesquisadores também exibirão materiais relacionados aos seus projetos, como lâminas, placas, sementes, cartilhas, microscópios, lupas e protótipos, permitindo que os visitantes compreendam melhor como as pesquisas foram realizadas e quais resultados foram obtidos.
A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliandra Mirlei Rossi, reforça que o Siepe desempenha um papel fundamental na Unoesc, pois proporciona a difusão dos resultados das pesquisas científicas e tecnológicas realizadas em colaboração com diversas entidades.
— Difundir a cultura da pesquisa não apenas estimula a criação de
novos projetos de pesquisa, mas também desperta o espírito investigativo nos
estudantes, professores e membros da comunidade envolvidos nessas atividades. Para a sociedade, o Siepe é uma oportunidade única de conhecer as atividades desenvolvidas na Unoesc. As pesquisas científicas da universidade têm o potencial de contribuir para a resolução de questões sociais e para o avanço da qualidade de vida da população. Os estudos abordam temas variados, desde questões de saúde e meio ambiente até educação e violência. Essas pesquisas podem gerar soluções que impactam positivamente a sociedade como um todo — enfatiza Eliandra.
O SIEPE é um evento que destaca o compromisso da Unoesc com a pesquisa e a inovação, demonstrando como a instituição e seus estudantes estão contribuindo para a construção do conhecimento e o progresso da sociedade.
— Os estudantes desempenham um papel ativo nas pesquisas da Unoesc. Eles desenvolvem atividades relacionadas aos seus projetos de pesquisa, sempre orientados por professores e pesquisadores da Universidade. Além disso, muitos estudantes recebem bolsas de estudo financiadas por órgãos estaduais ou federais para apoiar sua participação nas pesquisas. O compartilhamento de pesquisas e descobertas é uma oportunidade única para enriquecer a comunidade acadêmica e a sociedade em geral — reforça a Diretora.