Siepe promove a socialização da produção científica da Unoesc
A Unoesc promoveu entre os dias 17 a 21 de setembro a 24ª edição do Seminário de Iniciação Científica, o 11º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 9ª Mostra Universitária (Siepe), eventos que mobilizaram estudantes, professores de graduação e pós-graduação, além de alunos do ensino médio. O evento teve como objetivo socializar os resultados […]
Publicado em 24/09/2018
Por Unoesc
A Unoesc promoveu entre os dias 17 a 21 de setembro a 24ª edição do Seminário de Iniciação Científica, o 11º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 9ª Mostra Universitária (Siepe), eventos que mobilizaram estudantes, professores de graduação e pós-graduação, além de alunos do ensino médio.
O evento teve como objetivo socializar os resultados acadêmicos científicos realizados nos programas de Bolsa Científica da Unoesc, do CNPQ, da Fapesc e da Secretaria de estado de Educação, além de trabalhos de extensão e ensino. Ao todo, mais de 900 projetos foram expostos, em apresentações que ocorreram simultaneamente em todos os campi. Outro destaque, foi o fomento à cultura por meio da mostras e apresentações.
Joaçaba
A programação do Siepe na Unoesc Joaçaba aconteceu simultaneamente nos campi 1 e 2 e reuniu diversas apresentações culturais (Dança, Poesia, Música,Tetro e Coral Universitário) e em todos os dias de evento aconeteceram exposição oral dos resultados de pesquisa e das atividades de extensão e ensino. As atividades culturais contaram, além dos talentos internos da Unoesc, com as parcerias do SESC e o Grupo Artístico Engenho Cultural.
Diplomados de vários cursos estiveram presentes partilhando com os acadêmicos o modo como a pesquisa contribuiu para sua formação e serviu de diferencial para sua carreira.
— O Siepe consagra o desenvolvimento das pesquisas dentro da Unoesc ao longo do ano. É o momento em que os alunos expõem como seus projetos estão contribuindo para o desenvolvimento regional — afirmou o diretor de Pesquisa Pós-graduação e extensão, professor Júlio César Ribeiro Lyra.
As novas metodologias de ensino também foram evidenciadas nas apresentações dos trabalhos mostrando o que estão proporcionando aos alunos no processo de ensino/aprendizagem.
Além de Joaçaba, a Unoesc Campos Novos e Unoesc Capinzal também desenvolveu atividades relacionadas ao Siepe com apresentações de música e dança e apresentação de trabalhos. Em Campos Novos, a Diplomada professora Rosana de Fátima Cordeiro, gestora do Centro de Educação Infantil Sonho Infantil (CEIM) relatou a sua trajetória
Xanxerê
No dia 17 de setembro aconteceu a abertura oficial do evento no Anfiteatro da Unoesc Xanxerê. A cerimônia contou com um momento cultural, apresentação de um vídeo com egressos bolsistas pesquisadores, ato com pronunciamento de dirigentes e uma palestra do reitor da Universidade, professor Aristides Cimadon, com o tema “Ética e Formação Profissional”.
Na palestra, o reitor destacou que a Universidade busca valorizar o ser humano em um momento onde a ética muito está sendo falada e pouco sendo usada, enfatizando as crises de valores e princípios.
As apresentações Orais das produções do PIBIC – PIBITI / CNPq ocorreram nos dias 17 e 18. Foram apresentados 28 projetos por acadêmicos detodos os campi e dos quais 12 foram reconhecidos com Mérito Científico e Mérito Tecnológico & Inovação. No decorrer da semana foram apresentados os resultados de mais de 170 projetos de ensino, pesquisa, extensão e TCCs, por acadêmicos e egressos do campus.
No dia 18, o Doutor André Avila Ramos, ministrou a palestra “Socialização do Conhecimento Científico”, também ocorreu a 9ª Mostra de Talentos, momento em que acadêmicos e convidados apresentaram seus talentos para música, dança, artesanato, pintura, desenhos e outros talentos artísticos.
Ainda, nos dias 17 e 18, ocorreu a Feira de Ciências do Colégio Expressivo e a 1ª exposição “Qual é o seu legado?” dos alunos da Universidade da Melhor Idade – Umix.
São Miguel do Oeste
As atividades do Siepe iniciaram, na noite de terça-feira,18, na Unoesc São Miguel do Oeste. Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelácio Kaufmann, destacou a importância do evento. Em seguida, a coordenadora de Relações Interinstitucionais, professora Kaline Zeni, ministrou a palestra “Intercâmbio: novas possibilidades”. A palestra também contou com a presença do acadêmico de Ciência da Computação, Domênico Martini Neto, que relatou sobre as suas experiências durante o intercâmbio realizado na Argentina.
Nos quatro dias de evento, foram apresentadas 35 pesquisas na Unoesc São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e São José do Cedro.
Videira
Na Unoesc Videira a abertura do evento contou com a palestra do mestre e doutorando Marcio Giusti Trevisol, que trabalhou o tema “Ética e Formação Profissional” na quarta-feira (19) e durante os três dias, mais de 100 projetos foram apresentados pelos acadêmicos e socializados com a comunidade.
— O Siepe é a oportunidade de expor seu trabalho à comunidade universitária, demonstrando a sua relevância, potencialidade e importância para a resolução de problemas de nossa sociedade nas mais diferentes áreas — relacionou o professor Cesar Milton Barato, representante institucional da Unoesc nos programas de bolsas de pesquisas e iniciação científica.
Ele explicou ainda, que o desenvolvimento de um projeto de pesquisa ou de iniciação científica vai muito além da busca do conhecimento. Implica, além do domínio de informações, na capacidade de saber usá-las quando necessário, sendo essa a base que o aluno levará para sua atuação profissional.
Já, o professor Gilson Luiz Leidens, diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc Videira, afirmou que o tema elencado para o Siepe desse ano “Ética e Formação Profissional”, confirma que a universidade busca valorizar o ser humano em um momento de dificuldades e crise moral, onde a ética está sendo muito falada, mas pouco usada.
— Em momentos de crise, não só econômica, como também nas crises de valores e princípios, a Unoesc retoma essa discussão para refletir junto à sociedade e agregar conhecimento — afirmou.
Chapecó
As atividades do 24º Seminário de Iniciação Científica, 11º Seminário Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão, 9ª Mostra Universitária, na Unoesc de Chapecó tiveram início no dia 17 de setembro com apresentações de resumos em salas de aula que se estendeu até a noite de 21 de setembro. Nos cursos de Educação Física e Pedagogia as apresentações ocorrem no 7º Seminário de Educação Física e 1º Seminário de Pedagogia que acontece em 5 e 6 de outubro de 2018.
A abertura aconteceu na noite de 18 de setembro, com apresentação cultural por meio da Escola de Violão Daniel de Lima, após premiação ao acadêmico PIBITI Felipe Zeiser, pela sua pesquisa inovadora, orientado pelo coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, Professor Tiago Zonta. Após, seguiu-se com a formação da mesa redonda mediada pelo Diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Professor Celso Paulo Costa tratando da Temática: “Ética Profissional a qual é tema geral do SIEPE”
Na formação da mesa, o Professor doutor Fernando Fantoni Bencke, trouxe a Ética na Pesquisa. O Professor Jean Carlos Hennrichs, tratou da Ética e Inovação, lembrando de vários inovadores e inventores da história da humanidade. O Professor Rodrigo Otávio Cruz e Silva, abordou Plágio Acadêmico, bem como, Ética e Propriedade Intelectual; Regime de Proteção Jurídica, Plágio Acadêmico e Direito, Modalidades de Plágio Acadêmico e o Autoplágio. Para encerrar as discussões, a Professora Michele Gaboardi Lucas, complementando com a Ética Profissional; Importância da ética no contexto de trabalho; Estágios e Documentação CEP.
*Texto com a colaboração de todos os campi