Página inicial O que acontece Siepe socializa trabalhos de pesquisa e iniciação científica
Graduação Seminário

Siepe socializa trabalhos de pesquisa e iniciação científica

A Unoesc Videira realizou nesta segunda-feira (14), a abertura do 21º Seminário de Iniciação Científica (Siepe), considerado o maior evento de pesquisa e inovação da Unoesc. Paralelamente, está acontecendo o 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 6ª Mostra Universitária. O evento é realizado anualmente e conta com trabalhos de pesquisa e iniciação […]


A Unoesc Videira realizou nesta segunda-feira (14), a abertura do 21º Seminário de Iniciação Científica (Siepe), considerado o maior evento de pesquisa e inovação da Unoesc. Paralelamente, está acontecendo o 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 6ª Mostra Universitária.

O evento é realizado anualmente e conta com trabalhos de pesquisa e iniciação científica dos campi de Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Videira e também suas unidades.

Vinte e nove projetos nas três áreas do conhecimento, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que agrega o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), foram apresentados e avaliados pelos consultores do CNPq, que premiaram os três melhores em cada área.

As apresentações envolvendo toda a universidade aconteceram na segunda-feira (14) e terça (15) na Unoesc Videira. Para a noite de abertura, o 21º Siepe contou com a presença de dirigentes, professores e acadêmicos, encerrando com a palestra “Pesquisa e Inovação: Inserção social e científica na comunidade regional”, ministrada pelo doutor Ladislau Dowbor, formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça; doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia; autor e coautor de 40 livros e de numerosos artigos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Para Fábio Lazzarotti, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, que representou o reitor Aristides Cimadon durante o ato de abertura, o Siepe é a oportunidade para socializar e compartilhar a produção científica da universidade e sua contribuição para o desenvolvimento regional, a partir da pesquisa. Destacando ainda, que é o resultado de um trabalho de mais de um ano, que conta com apoio de órgãos importantes como CNPq, FAPESC e Secretaria de Estado da Educação.

— São trabalhos de muita qualidade, inclusive testados e aprovados por avaliadores, demonstrando que a Unoesc não vem crescendo apenas em números de trabalhos científicos, mas principalmente pela qualidade do que está sendo apresentado para a sociedade. Com isso, estamos oportunizando novos elementos que promovam o crescimento e desenvolvimento das nossas organizações — destaca o pró-reitor.

Já o vice-reitor da Unoesc Videira, Antonio Carlos de Souza, reforça a importância para o campus, assim como para os demais campi da universidade, o compartilhamento dessas informações, através dos trabalhos apresentados.

— Muitos professores que hoje fazem parte do quadro docente da universidade, começaram suas pesquisas dentro da instituição, motivados pela iniciação científica, tornando-se mestres e doutores. Isso demonstra que a pesquisa e inovação são requisitos importantes para a busca de solução dos problemas locais e regionais, principalmente no oeste catarinense, onde a Unoesc tem sua atuação mais predominante — finaliza o vice-reitor. 

Melhores trabalhos na avaliação dos consultores

Mérito Científico PIBIC

– Caroline Perin: “A Midiatização da Política: estudo de caso das estratégias publicitárias utilizadas na campanha eleitoral de 2014 para a presidência do Brasil”.

– Daniela Rigo: “Correlação entre o polimorfismo (-1082) da IL-10 e o desenvolvimento de lesões neoplásicas da epiderme”.

– Edir Filipe Ribeiro: “Tratamento do chorume de aterro de resíduos sólidos urbanos utilizando um coagulante à base de tanino, tratamento biológico e ozonização”.

– Lucas Fontana Tomazini: “Compost barn: temperatura e umidade da cama e isolamento bacteriano”
-Max Junior Freyer – trabalho:  “Capacidade oxidante total e status energético em vacas leiteiras suplementadas com colina protegida”.

Mérito Tecnológico PIBITI

– Dalvir Bonato Junior: “Desenvolvimento e avaliação da estabilidade de formulação cosmecêutica contendo lipossomas de compostos fenólicos extraídos do bagaço da uva”.

– Edimar Zortea Araldi: “Desenvolvimento e controle de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial de bebida gaseificada com extrato de capim limão”.

– Guilherme Caldart Massucato: “Desenvolvimento de metodologia para detectar jogadores em quadras poliesportivas utilizando visão computacional”.

 

A fase geral do Siepe encerrou-se nesta terça-feira (15), mas terá prosseguimento a partir desta quarta (16) com a apresentação dos trabalhos em cada campus da Unoesc, que tem programação própria. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.