Simpósio Acadêmico foca no empreendedorismo no agronegócio
Três noites de muito aprendizado, troca de experiências e estímulo para o empreendedorismo. Assim se mostrou o Simpósio Acadêmico dos cursos de Administração e Administração em Comércio Exterior da Unoesc Chapecó, realizado na última semana. A coordenadora do curso de Administração, professora Carla Fabiana Cazella, explicou que o objetivo foi promover discussões acerca de temas […]
Publicado em 06/10/2015
Por Unoesc
Três noites de muito aprendizado, troca de experiências e estímulo para o empreendedorismo. Assim se mostrou o Simpósio Acadêmico dos cursos de Administração e Administração em Comércio Exterior da Unoesc Chapecó, realizado na última semana.
A coordenadora do curso de Administração, professora Carla Fabiana Cazella, explicou que o objetivo foi promover discussões acerca de temas contemporâneos relevantes, gerando momentos de integração intelectual, social e cultural, motivando acadêmicos e profissionais a interagirem em prol do desenvolvimento de ações e melhorias na área da Administração e de Comércio Exterior.
— Esse objetivo foi superado com a qualidade das palestras e com a adesão do público ao evento — comentou.
Participaram do painel “Empreendedorismo no Agronegócio”, mediado pela professora Simone Sehnem, o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Mario Lanznaster; o presidente da Schneider Montagens Industriais e representante da Van Aarsen no Brasil, Ademar José Scheneider; o coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA), professor Nelson Santos Machado; e o gerente de projetos de programação Controlsoft, Kurt Schneider.
Os painelistas apresentaram os cases de suas respectivas empresas, expuseram experiências bem-sucedidas no setor de agronegócio e estimularam os acadêmicos para o empreendedorismo. O coordenador do MPA falou sobre a linha de pesquisa Competitividade no Agronegócio. Esta linha estuda fatores de competitividade do agronegócio, considerando os atores envolvidos, os processos gerenciais, as dinâmicas dos mercados, a inovação e a sua sustentabilidade. Investiga a caracterização das estruturas produtivas e as tecnologias empregadas para a competitividade, principalmente no que se refere ao estudo dos sistemas produtivos do agronegócio e da agricultura familiar, das cadeias produtivas, da gestão de empreendimentos agrícolas e das interconexões subjacentes a estas dinâmicas.
ERCOEX 2015
Por meio de uma parceria com o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da ACIC, o Simpósio Acadêmico ocorreu paralelamente à 11ª edição do Encontro Regional de Comércio Exterior (Ercoex), cujo objetivo foi debater o atual cenário econômico do Brasil com foco no comércio exterior e na logística.
O evento, que ocorreu nesta semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó, reuniu mais de 600 empresários e estudantes da toda região Oeste. De acordo com a coordenadora do Núcleo da ACIC, do Centro de Gestão e Empreendedorismo da Unoesc (CGE) e do curso de Comércio Exterior, professora Inocência Boita Dalbosco, o Ercoex 2015, superou as expectativas dos organizadores com a discussão de temas extremamente importantes e informações estratégicas para a tomada de decisão de empresários e investidores da área de Comércio Exterior.
MOTIVACIONAL
Por fim, no encerramento do Simpósio ocorreu a palestra da fundadora da Fornari Indústria e atual presidente da Fornari Corporation, Luciane Piovezan Fornari. Graduada em Educação Física, Luciane é um exemplo de empreendedora que se desafiou no ramo do agronegócio. Com uma linguagem acessível e motivadora, estimulou os acadêmicos a acreditar em si mesmos e inovar, ter ideias e buscar as formas de colocá-las em prática. Disse que o momento de crise é a melhor hora para empreender e criar oportunidades.