Startup de saúde emocional conecta tecnologia e psicologia com o apoio da Unoesc
Publicado em 11/11/2024
Por Imprensa Unoesc Chapecó
Fundada em dezembro de 2022 em São Paulo, a startup “Claire Co.” se consolida como uma solução inovadora em saúde emocional, promovendo o monitoramento de índices de ansiedade, estresse, depressão e burnout para profissionais de diferentes setores. A proposta da “Claire” é usar tecnologia e base científica para facilitar o acesso a um acompanhamento psicológico qualificado, fortalecendo a saúde mental no ambiente de trabalho.
A plataforma funciona por meio de mapeamentos psicométricos, com instrumentos que permitem aos usuários acessar o “Índice Claire”, um panorama de seu estado emocional. A partir desse índice, são indicados psicólogos selecionados para um acompanhamento direcionado, com sessões que variam de 12 a 19 encontros e utilizam a abordagem cognitivo-comportamental. Criada por um grupo de empreendedores, a “Claire” contou com o apoio da docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Unoesc, Sayonara de Fátima Teston, que foi convidada a integrar a equipe como sócia, responsável técnica e especialista em saúde emocional.
— A Claire atende a uma demanda crescente das empresas, oferecendo uma solução estratégica que facilita o trabalho dos setores de Recursos Humanos sem expor a privacidade dos colaboradores — afirma a professora Sayonara.
Parceria com o PPGA e valorização de egressos da Unoesc
A colaboração com a Unoesc vai além do apoio técnico da professora Sayonara. No PPGA, estudos de aplicação prática estão sendo desenvolvidos com os objetivos de aprimorar a atuação dos profissionais e fortalecer o papel da academia na criação de soluções para problemas reais do mercado, um exemplo é a pesquisa de Mestrado de Eduardo Henrique da Silva Pacheco sobre desenvolvimento de potencialidades de Psicólogos que trabalham remotamente. Em recente iniciativa, o PPGA obteve aprovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) para comprar e adaptar os instrumentos de mapeamento utilizados pela “Claire”, com foco na aplicação junto a profissionais da educação pública.
Essa parceria também gera oportunidades para os egressos da Unoesc, já que mais de 90% dos psicólogos atuantes na “Claire” são ex-estudantes da Universidade, oferecendo a eles não apenas visibilidade, mas também um espaço de crescimento profissional.
— Essa troca entre startup e academia tem grande valor. Os estudantes conseguem ver a teoria aplicada em contextos reais, o que amplia o aprendizado e os prepara para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e tecnológico — destaca Sayonara.
Expansão e perspectivas futuras
Com o crescimento, a “Claire” planeja ampliar o leque de ferramentas de inteligência artificial para adaptar seu mapeamento a públicos diversos, assegurando uma experiência cada vez mais acessível. Em constante expansão e com planos de novos projetos, a empresa reforça a importância da sinergia entre startups e universidades, onde inovação e conhecimento acadêmico convergem para desenvolver soluções eficazes e socialmente responsáveis.