Tecnologia como expressâo da arte em tempos de isolamento
Com a proposta de inovar, interagir e integrar as tecnologias na educação, estudantes da 7ª fase do curso de Pedagogia, da Unoesc Videira, apresentaram uma produção a partir de uma linguagem visual chamada “Performance”, utilizando a técnica ‘tela viva”, que objetiva proporcionar aos discentes, oportunidade de ser o personagem principal da obra de arte. A atividade […]
Publicado em 16/07/2020
Por Unoesc
Com a proposta de inovar, interagir e integrar as tecnologias na educação, estudantes da 7ª fase do curso de Pedagogia, da Unoesc Videira, apresentaram uma produção a partir de uma linguagem visual chamada “Performance”, utilizando a técnica ‘tela viva”, que objetiva proporcionar aos discentes, oportunidade de ser o personagem principal da obra de arte.
A atividade consistiu em escolher a obra de arte original, organizar o cenário, o figurino, fotografar e pesquisar aplicativos do celular para editar a produção final, usando a tecnologia para favorecer o processo educacional. Além disso, foi possível testar a aplicabilidade para desenvolver competências e habilidades na formação docente inicial e, consequentemente, como os profissionais da educação poderão aplicar a técnica com seus alunos.
O trabalho foi desenvolvido de forma remota durante o 1º semestre letivo, auxiliado pela tecnologia, no componente curricular Estudos Teórico-Práticos do Ensino da Arte, explicou a professora Ma. Sueli Perazzoli Trindade.
Ela comenta que esse trabalho oportunizou novas estratégias didáticas inovadoras, interativas e inclusivas. Por meio da tecnologia digital, a partir de uma concepção pedagógica, na qual docente e discentes são aprendentes nos processos de ensino e aprendizagem, desenvolveram o projeto, inclusive com a participação das famílias, garantindo aprendizagens de qualidade, pessoal e profissional, ao adotar, adaptar e transformar o aprendizado com as tecnologias digitais.
— Evidenciamos nas produções desses(as) acadêmicos(as), o encanto, magnitude, criatividade, relevância e a desenvoltura nas produções apresentadas, ressaltando as palavras de Barbosa (1997), “Se quisermos ter seres pensantes no mundo, a arte é indispensável na educação”, concluiu.