Página inicial O que acontece Testes avaliam condições físicas, nutricionais e de saúde de policiais militares em Videira
Graduação Inserção Social Videira

Testes avaliam condições físicas, nutricionais e de saúde de policiais militares em Videira

Com o objetivo de avaliar as condições físicas, nutricionais e de saúde de policiais militar e orientá-los para uma melhor qualidade de vida, de maneira que possam desempenhar suas atividades cotidianas com mais eficiência, a Unoesc Videira colocou em prática nesta semana, o “Projeto PM Saudável”.  A iniciativa é da área das Ciências da Vida e compreende os […]


Com o objetivo de avaliar as condições físicas, nutricionais e de saúde de policiais militar e orientá-los para uma melhor qualidade de vida, de maneira que possam desempenhar suas atividades cotidianas com mais eficiência, a Unoesc Videira colocou em prática nesta semana, o “Projeto PM Saudável”.  A iniciativa é da área das Ciências da Vida e compreende os cursos de Farmácia, Nutrição e Educação Física.

Todos os policiais que atuam na 1ª Companhia da Polícia Militar de Videira foram avaliados por profissionais, professores e acadêmicos dos respectivos cursos, passaram por verificação antropométrica, orientação nutricional, atenção farmacêutica na hipertensão arterial e diabetes mellitus e avaliação física relacionada à saúde.

A saúde, afirma o professor Gilson Luiz Leidens, diretor de Graduação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, como sabemos, é ponto fundamental para que os policiais militares desenvolvam suas atividades no cotidiano, e a Unoesc, como instituição de ensino parceira das entidades e órgãos de segurança pública, desenvolve seu compromisso social prestando seus serviços à comunidade em que está inserida.

— O projeto foi uma solicitação do capitão Ricardo Silva de Souza, comandante da Companhia da Polícia Militar de Videira, sugerindo que a Unoesc promovesse um evento para conhecer a situação física e de saúde de cada policial — explicou Gilson Leidens.

Cada curso ficou responsável por uma etapa do processo. E assim, a Nutrição realizou uma avaliação antropométrica, além de orientação nutricional; a Farmácia fez testes de glicemia e aferição da pressão arterial; enquanto o curso de Educação Física ficou responsável pela avaliação de flexibilidade e de resistência.

— Um projeto interessante, que vem ao encontro ao que a Unoessc preconiza, que é a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo em que colaboramos com a prevenção da saúde da corporação, também oportunizamos aos acadêmicos o desenvolvimento prático do que aprendem teoricamente nas salas de aulas — avaliou o dirigente.

Todos os testes realizados os participantes e seus resultados ficaram registrados para comparação em futuras avaliações, visto que o projeto será realizado em novas etapas, justamente para comparar os resultados e aferir se houve melhora na situação física, nutricional e de saúde dos envolvidos.

— Este trabalho, por meio da parceria com a PM, promoverá melhor qualidade de vida para os profissionais que cuidam da segurança pública, e esse é o compromisso da Unoesc, formar parcerias, que direta ou indiretamente, contribuam não somente com a formação profissional, mas igualmente, na promoção e manutenção da saúde das pessoas — finalizou Gilson Leidens.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.