Trabalhos da Unoesc Xanxerê são destaques em evento sobre bovinocultura
Publicado em 24/11/2023
Por Imprensa Xanxerê
Nos dias 5 a 7 de novembro, ocorreu, em Chapecó (SC), o “12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite” e o “2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte (SBSBL)” organizados pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (NUCLEOVET).
O evento contou com a colaboração da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que organizou o “1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à base de Pasto”, o que permitiu a submissão e apresentação de trabalhos científicos. Ao todo, a sessão de resumos científicos contou com a publicação de mais de 70 trabalhos.
Em meio ao montante de trabalhos publicados, três resumos expandidos foram considerados destaques na edição desse importante evento de pecuária leiteira do Sul do Brasil. Um deles é intitulado “Caso de febre catarral maligna em bovino leiteiro no Oeste catarinense em 2023” e foi desenvolvido pelos professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária e do Mestrado em Sanidade e Produção Animal da Unoesc Xanxerê.
A autora do trabalho, professora Doutora Simone Silveira, relata a importância do tema para o sistema produtivo.
— O trabalho relatou uma doença que é letal nos bovinos e que é pouco conhecida pelos produtores. Relatos como esse são importantes para alertar as pessoas quanto à importância da prevenção e controle de doenças infecciosas para a promoção da saúde e bem-estar animal e consequentemente da produção animal — relatou Simone.
Além dos três trabalhos destaques, a comissão científica do evento considerou outros trabalhos relevantes apresentados no evento, e ao todo dez deles foram convidados a comporem uma publicação científica na Revista Agropecuária Catarinense. Entre estes, mais um trabalho realizado na Unoesc Xanxerê foi selecionado.
O resumo é intitulado “Efeitos do uso estratégico de herbicida em pastagem de Tifton 85” e foi desenvolvido por estudantes e professores do curso de Zootecnia.
O orientador do trabalho, professor Doutor Daniel Augusto Barreta, comentou sobre o reconhecimento.
— Ficamos felizes com o convite para publicarmos nossos resultados na Revista Agropecuária Catarinense, pois o periódico tem circulação entre técnicos e extensionistas da região — finalizou Daniel.
O evento contou com a participação de diversos pesquisadores, estudantes, produtores e técnicos ligados ao setor lácteo. Ao todo, mais de mil participantes estiveram em Chapecó para discutir temas ligados ao setor leiteiro.