Trabalhos de gravura dos alunos da Uniti estão em exposição na Unoesc
Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc Pinhalzinho aprenderam, esse mês, a executar uma técnica gráfica antiga: a gravura. Os trabalhos ganharam destaque em exposição no hall da Unoesc. A aluna Zenaide Munari não conhecia a técnica. — A gravura é uma técnica muito interessante que tive a oportunidade de conhecer na […]
Publicado em 22/09/2016
Por Unoesc
Os alunos da Universidade da Terceira Idade (Uniti) da Unoesc Pinhalzinho aprenderam, esse mês, a executar uma técnica gráfica antiga: a gravura. Os trabalhos ganharam destaque em exposição no hall da Unoesc. A aluna Zenaide Munari não conhecia a técnica.
— A gravura é uma técnica muito interessante que tive a oportunidade de conhecer na Uniti — comenta.
Antes de elaborar os trabalhos, os alunos assistiram vídeos sobre o processo de gravação com uso de blocos em tecido. Posteriormente, desenvolveram grafismos próprios, geraram as matrizes com materiais de fácil manuseio e fizeram a atividade de gravação em tecido, que é uma tradição indiana.
Durante a atividade, os alunos trouxeram elementos do seu cotidiano para o universo da gravura. O professor que ministrou a disciplina de Artes III, Eduardo Cipriani Schwengber, explica que o processo é simples, mas a prática vai muito além.
— Há uma reflexão sobre o ambiente, uma comparação a outras realidades e a prática manual sendo resgatada. Os trabalhos ficaram muito bons e alguns alunos utilizarão a técnica em suas casas para elaborar seus artesanatos — ressalta o professor.