Três empreendimentos serão pré-incubados na Unoesc Chapecó
A direção da Unoesc Chapecó e os representantes dos três empreendimentos que serão pré-incubados no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc Chapecó assinaram os contratos nessa quinta-feira. A pré-incubação é resultado do edital aberto no mês de novembro. Serão pré-incubadas, as empresas Gardênia Recarga Eco (inovação em produtos), DivCAD (inovação em software) e Sintax(inovação em serviços). A vigência dos contratos […]
Publicado em 12/12/2014
Por Unoesc
A direção da Unoesc Chapecó e os representantes dos três empreendimentos que serão pré-incubados no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc Chapecó assinaram os contratos nessa quinta-feira. A pré-incubação é resultado do edital aberto no mês de novembro. Serão pré-incubadas, as empresas Gardênia Recarga Eco (inovação em produtos), DivCAD (inovação em software) e Sintax(inovação em serviços).
A vigência dos contratos tem duração de 12 meses, com início em janeiro de 2015. Os pré-incubados receberão apoio técnico, tecnológico, jurídico, comercial e de gestão, por meio de cursos e palestras oferecidos durante o ano de 2015.
A coordenadora da pré-incubadora da Unoesc Chapecó, professora Ana Marcia Duarte de Debiasi, explica que o objetivo principal é promover o desenvolvimento de novos empreendimentos regionais em fase inicial por intermédio de apoio técnico, tecnológico, jurídico, comercial e de gestão aos pré-incubados.
As capacitações permitirão avaliar a viabilidade técnica e econômica do produto ou serviço a ser oferecido pela empresa; analisar as oportunidades e segmentos de mercado para o desenvolvimento do produto ou serviço; identificar limitações e riscos relacionados ao desenvolvimento do negócio; dimensionar recursos necessários para o início das atividades e funcionamento da empresa; planejar a gestão do negócio nas dimensões: financeira, estratégia de produção, vendas, marketing, recursos humanos, entre outros.
Ana Marcia observa que está sendo elaborada uma sistemática de qualificação dos empreendedores nos aspectos comportamentais e habilidades empreendedoras, denominado “Processo-Chave Qualificação”, adaptado do modelo CERNE, construído pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.
O “Processo-Chave Qualificação” consiste na implantação de um processo sistemático para a qualificação dos empreendedores nos eixos pessoal, tecnológico, mercadológico, capital e gestão. Esse processo-chave compreende cinco etapas: Qualificação do Empreendedor Qualificação Tecnológica; Qualificação Financeira; Qualificação em Mercado; e Qualificação em Gestão.
O diretor geral da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, ressalta que a Unoesc disponibilizará a infraestrutura necessária e uma equipe de professores e consultores qualificados para que a implantação e o desenvolvimento das atividades da Pré-incubadora sejam bem-sucedidos.
— Teremos uma aproximação com o mestrado, o que aumentará ainda mais a credibilidade do conhecimento desenvolvido na universidade, afirma.
Para o empreendedor Paulo Augusto Bastian, da Gardenia, empresa com um ano e meio de atuação no mercado, a oportunidade de pré-incubação traz uma nova perspectiva para a empresa, de ampliar as oportunidades e aumentar a competitividade.
Atualmente, a empresa fabrica produtos de limpeza de uso doméstico e institucional em embalagens rígidas de 500 ml, 2 e 5 litros e refil de 1 Litro. Tem a proposta de reutilizar essas embalagens rígidas que o cliente adquiriu em uma compra anterior.