Página inicial O que acontece Três empreendimentos serão pré-incubados na Unoesc Chapecó
Graduação Geral Chapecó

Três empreendimentos serão pré-incubados na Unoesc Chapecó

A direção da Unoesc Chapecó e os representantes dos três empreendimentos que serão pré-incubados no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc Chapecó assinaram os contratos nessa quinta-feira. A pré-incubação é resultado do edital aberto no mês de novembro.  Serão pré-incubadas, as empresas Gardênia Recarga Eco (inovação em produtos), DivCAD (inovação em software) e Sintax​(inovação em serviços). A vigência dos contratos […]


A direção da Unoesc Chapecó e os representantes dos três empreendimentos que serão pré-incubados no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc Chapecó assinaram os contratos nessa quinta-feira. A pré-incubação é resultado do edital aberto no mês de novembro.  Serão pré-incubadas, as empresas Gardênia Recarga Eco (inovação em produtos), DivCAD (inovação em software) e Sintax​(inovação em serviços).

A vigência dos contratos tem duração de 12 meses, com início em janeiro de 2015. Os pré-incubados receberão apoio técnico, tecnológico, jurídico, comercial e de gestão, por meio de cursos e palestras oferecidos durante o ano de 2015.

A coordenadora da pré-incubadora da Unoesc Chapecó, professora Ana Marcia Duarte de Debiasi, explica que o objetivo principal é promover o desenvolvimento de novos empreendimentos regionais em fase inicial por intermédio de apoio técnico, tecnológico, jurídico, comercial e de gestão aos pré-incubados.

As capacitações permitirão avaliar a viabilidade técnica e econômica do produto ou serviço a ser oferecido pela empresa; analisar as oportunidades e segmentos de mercado para o desenvolvimento do produto ou serviço; identificar limitações e riscos relacionados ao desenvolvimento do negócio; dimensionar recursos necessários para o início das atividades e funcionamento da empresa; planejar a gestão do negócio nas dimensões: financeira, estratégia de produção, vendas, marketing, recursos humanos, entre outros.

Ana Marcia observa que está sendo elaborada uma sistemática de qualificação dos empreendedores nos aspectos comportamentais e habilidades empreendedoras, denominado “Processo-Chave Qualificação”, adaptado do modelo CERNE, construído pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

O “Processo-Chave Qualificação” consiste na implantação de um processo sistemático para a qualificação dos empreendedores nos eixos pessoal, tecnológico, mercadológico, capital e gestão. Esse processo-chave compreende cinco etapas: Qualificação do Empreendedor Qualificação Tecnológica; Qualificação Financeira; Qualificação em Mercado; e Qualificação em Gestão.

O diretor geral da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, ressalta que a Unoesc disponibilizará a infraestrutura necessária e uma equipe de professores e consultores qualificados para que a implantação e o desenvolvimento das atividades da Pré-incubadora sejam bem-sucedidos.

— Teremos uma aproximação com o mestrado, o que aumentará ainda mais a credibilidade do conhecimento desenvolvido na universidade, afirma.

Para o empreendedor Paulo Augusto Bastian, da Gardenia, empresa com um ano e meio de atuação no mercado, a oportunidade de pré-incubação traz uma nova perspectiva para a empresa, de ampliar as oportunidades e aumentar a competitividade. 

Atualmente, a empresa fabrica produtos de limpeza de uso doméstico e institucional em embalagens rígidas de 500 ml, 2 e 5 litros e refil de 1 Litro. Tem a proposta de  reutilizar essas embalagens rígidas que o cliente adquiriu em uma compra anterior.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.