Trote solidário angariou alimentos para entidade de Videira
A Iniciativa dos acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Videira, beneficiou a comunidade Terapêutica São Francisco, que atua na recuperação de pessoas com dependência química. Foram 346 Kg de alimentos não perecíveis, entregues à entidade nos sábado, 17 de março, por meio de iniciativa que contou com o apoio dos professores e estudantes das […]
Publicado em 19/03/2018
Por Unoesc
A Iniciativa dos acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc Videira, beneficiou a comunidade Terapêutica São Francisco, que atua na recuperação de pessoas com dependência química. Foram 346 Kg de alimentos não perecíveis, entregues à entidade nos sábado, 17 de março, por meio de iniciativa que contou com o apoio dos professores e estudantes das várias fases do curso.
A entrega foi realizada pelos os alunos da 1ª e 3ª fases, acompanhados pela professora psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc Videira, Taisa Trombetta DeMarco, e os professores psicólogos Fabiana Piccoli D’Agostini e Giancarlo de Aguiar.
Além dos alimentos, os estudantes, acompanhados por violão, apresentaram as músicas Trem Bala de Ana Vilela e Epitáfio dos Titãs, realizaram a entrega de bombons para os internos e para a equipe profissional da entidade, e entregaram uma mensagem de apoio e otimismo para que nunca desistam de serem felizes.
Em agradecimento ao gesto, os atendidos na comunidade terapêutica, também cantaram músicas que possuem significado na sua trajetória de recuperação.
Após o ato, o psicólogo da instituição Sergio Gomes de Oliveira explanou sobre a história, funcionamento e procedimentos da instituição.
A Comunidade Terapêutica São Francisco (CTSF), segundo ele, é uma instituição que começou em 2002, por iniciativa de três idealizadores que tinham por objetivo a criação de um espaço para acolhimento e tratamento de pessoas que sofrem com as consequências do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.
Em 20 de janeiro de 2010, foi inaugurada oficialmente a comunidade, iniciando suas atividades de acolhimento e tratamento terapêutico. Atualmente, a CTSF disponibiliza 48 vagas para acolhimento institucional.
Em 15 de janeiro de 2015, há quase cinco anos após sua fundação em Videira, foi inaugurada a primeira filial, em Campos Novos, no antigo “Lar dos Meninos”. Essa filial foi o resultado de uma grande parceria firmada com a Prefeitura Municipal local e possui o mesmo objetivo da sede, que é beneficiar a população da região que procura tratamento da dependência química.
A comunidade, segundo Sergio Gomes de Oliveira, tem por missão “Atuar na prevenção da dependência de álcool e outras drogas, agindo no tratamento do dependente e de seus familiares, a partir de uma visão de ser humano integral, buscando a reinserção social e uma melhor qualidade de vida”. Sua visão é “Ser referência e cumprir importante função no aprimoramento da saúde regional, proporcionando um tratamento humanitário e uma melhoria no contexto social do local onde se está inserido”. Os valores envolvem “Amor; Dedicação; Compreensão e Excelência”.