Trote solidário beneficia Lar do Idoso em Xanxerê
Acadêmicos da terceira fase do curso de Enfermagem na Unoesc Xanxerê foram responsáveis pela acolhida dos calouros do curso e buscaram, na solidariedade, substituir o chamado “trote” aos jovens calouros. A proposta foi recolher materiais de limpeza e higiene pessoal. Acadêmicos e professores do componente curricular Exercício Profissional entregaram os materiais recolhidos para a Associação […]
Publicado em 15/03/2018
Por Unoesc
Acadêmicos da terceira fase do curso de Enfermagem na Unoesc Xanxerê foram responsáveis pela acolhida dos calouros do curso e buscaram, na solidariedade, substituir o chamado “trote” aos jovens calouros. A proposta foi recolher materiais de limpeza e higiene pessoal.
Acadêmicos e professores do componente curricular Exercício Profissional entregaram os materiais recolhidos para a Associação Beneficente Sagrado Coração de Jesus – Lar do Idoso.
Esta atividade também foi pensada e tinha como objetivo realizar, a partir do sentido da palavra solidariedade, a introdução dos novos acadêmicos ao universo do cuidar, em todas as suas formas.
A docente responsável, professora Julia Rossetto Marchetti, avaliou a atividade desenvolvida. — A vivência é de grande valia quando falamos a todo momento em cuidar. Cuidar do colega, do próximo, dos nossos clientes e ainda de quem não tem condições de pagar pelo seu cuidado. Trabalhar a solidariedade em um mundo cada vez mais individual se torna um desafio para cada um de nós — afirmou.
Segundo as acadêmicas do curso de Enfermagem, o momento foi de muita emoção e aprendizado.
— Foi uma experiência muito boa, conheci outra área em que eu, como enfermeira, posso atuar e percebi o quanto é gratificante poder ajudar essas pessoas que precisam — destacou Yolanda Cristina Lins Volpato Ferreira.
Para a acadêmica Suzana Kelly Santana foi gratificante o gesto de cada um que colaborou com a ação desenvolvida. — Foi muito emocionante, em especial para quem não conhecia o Lar do Idoso. Percebi como pequenos gestos podem ser tão significativos quando há corações carentes, mas agradecidos. O Lar transmite paz e muito amor fraternal. A vontade de voltar ficou no coração de quem não abre mão de cuidar. Que possamos nessa vida corrida, pararmos para contemplar a necessidade do próximo e ajudá-lo — finalizou.
A diretora do Lar do Idoso, Senhora Dionete Rech, manifestou seu agradecimento a Unoesc, através do curso de Enfermagem, pela importância da contribuição.
— Aqui é uma casa onde as pessoas são acolhidas, passam com dignidade por momentos bons e difíceis de suas vidas. O que mais necessitamos é material de limpeza como amaciante de roupas, água sanitária e sabão em pó, além de alimentos em geral, principalmente os perecíveis. Estamos organizando a formação de um novo grupo de voluntários para contribuir com seu trabalho. Os interessados devem ir até o Lar, preencher uma ficha cadastral e realizar as capacitações — finalizou a diretora.
Esta atividade do curso de Enfermagem também foi elogiada pela coordenadora, professora Elenir Salete Frozza Salvi.
— Desta forma acredito que a Unoesc esteja incentivando os acadêmicos, já na primeira fase do curso, a estabelecer um vínculo de responsabilidade com seu instrumento de cuidado que é o paciente — finalizou.